metropoles.com

Motorista de ônibus alcoolizado atropela, mata e é preso no DF

Após ser localizado pela Polícia Militar, o homem de 44 anos alegou que não viu a vítima atravessar a rua de bicicleta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
bus
1 de 1 bus - Foto: null

Um motorista da empresa São José, que estava alcoolizado, atropelou e matou José Gomes de Oliveira, 51 anos. De acordo com a ocorrência registrada na 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul), o condutor do coletivo fugiu do local do acidente, na Chácara Santa Luzia, na Vila Estrutural. O caso ocorreu na última segunda-feira (19/6).

Após ser localizado pela Polícia Militar, o motorista de 44 anos alegou que não viu a vítima atravessar a rua de bicicleta. Só percebeu que atropelou José no momento em que os passageiros começaram a gritar e fazer gestos para ele parar o veículo. O funcionário da empresa São José foi submetido, voluntariamente, ao exame de alcoolemia, no qual foi constatada a embriaguez. O equipamento deu o seguinte resultado: 0,94 mg/l. Acima de 0,3 mg/l, o índice é considerado crime.

7 imagens
1 de 7

2 de 7

3 de 7

4 de 7

5 de 7

6 de 7

7 de 7

O homem foi preso e autuado em flagrante por omissão de socorro, embriaguez ao volante e atropelamento fatal de pedestre. Ele foi encaminhado à Divisão de Controle e Custódia de Presos da Polícia Civil.

O filho da vítima, que não teve o nome divulgado, gravou um vídeo momentos após o acidente e contou como tudo ocorreu. Confira:


Ao Metrópoles, a São José disse que está colaborando com as investigações, auxiliando a família e prestando a assistência necessária. O enterro de José, realizado no Maranhão, cidade natal da vítima, será custeado pela empresa. A assessoria de comunicação do grupo não informou se o funcionário será demitido. Apenas reforçou que aguarda o desdobramento das apurações policiais.

Estatísticas
No Distrito Federal, três em cada 10 mortes no trânsito envolvem o consumo de álcool e drogas. É  o que mostra um recorte do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) de 2016. Exames toxicológicos feitos pelo Instituto Médico Legal (IML) nas 391 vítimas que perderam a vida nas pistas da capital do país, no ano passado, mostram que, em 114 delas, ou 29%, havia a presença dessas substâncias no organismo.

Do total, 79 consumiram álcool, sendo 26 pedestres, 14 motociclistas, oito passageiros e dois ciclistas. Os dados servem de alerta para aqueles que ainda insistem em beber antes de dirigir ou atravessar uma via. Neste mês de junho, a Lei nº 11.705, a Lei Seca, completou nove anos. Desde que entrou em vigor, o número de condutores dirigindo após o consumo de álcool cresceu, segundo informações do Detran. Mas, para o órgão, o aumento se deve também à intensa fiscalização nas vias que cortam o Distrito Federal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?