metropoles.com

Monitoramento do trânsito no Buraco do Tatu conta com mais 6 câmeras

De acordo com o DER-DF, com base nos cenários capturados pelas videocâmeras, consegue-se acionar uma equipe para desobstruir a via, em média, em até sete minutos, mesmo durante horários de fluxo mais intenso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gabriel Jabur/Agência Brasília
buraco do tatu
1 de 1 buraco do tatu - Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Seis novas câmeras foram instaladas no Buraco do Tatu (passagem entre o Eixo Rodoviário Sul e o Norte) para monitorar o trânsito de cerca de 90 mil carros que passam pelo local diariamente. As imagens em alta definição seguem em tempo real para a sala de videomonitoramento de tráfego do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), onde os agentes repassam as possíveis ocorrências para a Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade).

De acordo com o DER-DF, com base nos cenários capturados pelas videocâmeras, consegue-se acionar uma equipe para desobstruir a via, em média, em até sete minutos, mesmo durante horários de fluxo mais intenso. O principal objetivo dos equipamentos, segundo o departamento, é facilitar o atendimento de ocorrências, mas eles também podem contribuir para reduzir acidentes, já que funcionam como mais um alerta para os motoristas. Desde a instalação, em julho, não foram constatados acidentes, mas apenas carros quebrados e engarrafamentos.

As novas câmeras são estáticas e estão distribuídas uma em cada acesso (sul e norte) do Buraco do Tatu, sobre os radares de velocidade, e quatro, ao longo do trecho que divide o Eixo Rodoviário (Eixão). O custo foi de R$ 18.371.305,90, previstos no contrato de 30 meses do departamento com a empresa responsável pelas videocâmeras. Elas se somam a outras 26, em todo o Distrito Federal, que giram 360°, têm zoom de 1 quilômetro e trazem, com sutileza de detalhes, informações sobre motivos de retenção.

Desde 2012, equipamentos semelhantes são encontrados em pontos estratégicos em vias de trânsito mais intenso em Brasília, como a DF-075 (Estrada Parque Núcleo Bandeirante) e a DF-085 (Estrada Parque Taguatinga-Guará).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?