Manifestações afetam trânsito no Eixo Monumental nesta quarta-feira
Dia recebe atos de motoristas de transportes alternativos e da Marcha do Movimento Nacional de População de Rua
atualizado
Compartilhar notícia
Uma carreata de cerca de 300 motoristas de transportes alternativos complica o trânsito de veículos no Eixo Monumental na manhã desta quarta-feira (21/08/2019). Em decorrência do evento, que teve início às 9h, o tráfego sofreu alterações. Mesmo assim, não houve como evitar engarrafamento que chegou a quatro quilômetros na via. No começo do dia, a entrada da L4 Norte chegou a ficar fechada por 20 minutos, mas foi desobstruída pela Polícia Militar (foto de destaque).
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), ônibus, micro-ônibus e vans participam do protesto em defesa da revogação da Lei 13.855/2019, sancionada em julho pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro. Pelas regras, a partir de outubro, motoristas que fizerem transporte escolar não autorizado e transporte remunerado irregular de pessoas ou bens passarão a cometer infração gravíssima.
A expectativa é que o grupo deixe o estacionamento da arena e siga pela via S1. Para evitar conflitos, a SSP-DF fez o bloqueio parcial da pista, na altura da Catedral. Depois, os veículos devem retornar e continuar pela via N1, até parada próxima ao Teatro Nacional.
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realiza o controle do tráfego nas imediações do evento, e o efetivo da Polícia Militar (PMDF) será reforçado.
Outro ato
No período da tarde, a partir das 13h, o Museu da República receberá ato organizado por participantes da Marcha do Movimento Nacional de População de Rua. Está previsto que os manifestantes deixem o acampamento, no Pavilhão de Exposições, às 14h.
Do pavilhão, o grupo irá atravessar a via S1, para ocupar as duas faixas mais próximas ao canteiro central. Segundo a SSP, nesse momento, a via S1 ficará bloqueada para o trânsito de veículos, na altura do museu. Os participantes devem seguir até a ligação entre as vias S1 e N1 anterior à Alameda dos Estados.
Confira como será a dinâmica da marcha: