Protesto contra Previdência e pela educação para trânsito na Esplanada
Protesto é organizado pela UNE. Manifestantes caminham até o Congresso Nacional
atualizado
Compartilhar notícia
O trânsito está complicado no início da tarde desta sexta-feira (12/07/2019) na Esplanada dos Ministérios. Uma manifestação que reúne estudantes, professores e acadêmicos em defesa da educação impediu o fluxo de veículos em parte da área central de Brasília. Foi feita um desvio na altura do Museu da República, sentido Congresso. Todas as faixas estão fechadas.
A Polícia Militar chegou a divulgar que a manifestação reunia três mil pessoas. Depois, não fez mais atualizações. Além da educação, o protesto ataca a reforma da Previdência e o governo Bolsonaro. A mobilização faz parte do 57º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune).
“Nesse momento que estamos passando onde a educação está sendo fortemente atacada com cortes e diversos retrocessos, nós estudantes temos um papel primordial na linha de frente da defesa da Educação. A prioridade da UNE sempre foi e deve continuar sendo a defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade para todos e todas”, disse a diretora de Mulheres da UNE, Denise Soares.
Este ano, o Conune será realizado até 14 de julho, na Universidade de Brasília (UnB) e no Ginásio Nilson Nelson, e conta com uma programação diversificada. Sob o tema “Na sala de aula é que se muda uma nação”, a pauta inclui debates, saraus, além do ato na Esplanada.