metropoles.com

Lei Seca: 77 mil condutores autuados e 686 vidas poupadas em oito anos

Nos últimos 12 meses, o número de mortes no trânsito foi 30% menor se comparado ao índice registrado no ano anterior à implantação da lei

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tony Winston/Agência Brasília
teste do bafômetro blitz
1 de 1 teste do bafômetro blitz - Foto: Tony Winston/Agência Brasília

A Lei Seca completa oito anos no próximo domingo (19/6) e, segundo o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), ao menos 686 vidas foram poupadas no DF. Nos últimos 12 meses, o número de mortes no trânsito foi 30% menor se comparado ao índice registrado no ano anterior à implantação da lei – foram 348 vítimas fatais entre 2015 e 2016 contra 500, entre 2007 e 2008.

Apesar dos números positivos, o brasiliense continua insistindo em beber e dirigir. Nesta semana, um condutor embriagado invadiu a pista contrária na via Estádio, em Taguatinga, e vitimou um homem de 44 anos. Na última quarta (15), um outro motorista que apresentava sinais de embriaguez perdeu o controle do veículo e bateu em um poste na Avenida Águas Claras.

Ao longo dos últimos oito anos, foram 77.915 condutores autuados por dirigir sob o efeito de álcool por meio de operações de fiscalização do Detran-DF. Outros 11.087 foram presos em flagrante por apresentarem concentração igual ou superior a 0,34 miligrama de álcool por litro de ar alveolar.

O órgão também registrou uma queda de 46% em acidentes fatais nos fins de semana e de 34% nos horários mais críticos (das 18h às 23h59) nos últimos 12 meses em comparação ao ano anterior.

Segundo dados da Gerência de Estatística do Detran-DF, 354 pessoas morreram no trânsito em 2015. Delas, 99 apresentaram resultado positivo para dosagem de álcool no sangue, sendo 32 pedestres, 22 motociclistas, 13 passageiros, oito ciclistas e 24 passageiros.

Fiscalização
Em 2016, o Detran-DF vem intensificando as ações educativas e de fiscalização no trânsito. Nos cinco primeiros meses deste ano foram realizadas 790 operações de fiscalização. Foram 473 no mesmo período de 2015, o que representa um aumento de 40%.

Somente este ano, foram aplicadas 1.164.245 multas – sendo 5.690 referentes à Lei Seca. Entre os condutores autuados, 3.604 são do sexo masculino, 524 feminino e 1.562 não foram identificados por não portar Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou ser de outro estado.

Ações educativas
A partir desta sexta (17), a Diretoria de Educação de Trânsito do Detran-DF dará início ao cronograma de atividades para lembrar os oito anos da Lei Seca. As blitzen educativas serão iniciadas pelo Sudoeste e Cruzeiro. Até o fim deste mês, o órgão realizará diferentes ações em diversas cidades do DF, para chamar a atenção da população sobre os riscos de ingerir bebida alcoólica e circular pelas vias.

Para realizar essas atividades, o Detran-DF contará com a parceria da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros para executar as ações educativas e de fiscalização de trânsito que serão intensificadas neste período. Com informações do Detran-DF.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?