metropoles.com

GDF vai à Justiça para manter restrição a uso de faixas exclusivas

Procuradoria-Geral do DF deve entrar com ação questionando a lei aprovada pela CLDF. Veto do Executivo foi derrubado pelos deputados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
faixa exclusiva eptg
1 de 1 faixa exclusiva eptg - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A decisão da Câmara Legislativa de derrubar o veto do Governo do DF e aprovar lei que permite a utilização das faixas exclusivas por carros particulares fora dos horários de pico vai acabar na Justiça. Após a anulação da canetada de Rollemberg na segunda-feira (5/12), a Secretaria de Mobilidade (Semob) afirmou que vai recorrer a medidas judiciais para manter as normas atuais de utilização das pistas.

A pasta informou que solicitará à Procuradoria-Geral do DF que ajuíze ação questionando a lei já que, segundo a secretaria, a norma representa “um retrocesso para a mobilidade”. “A faixa exclusiva é uma ferramenta muito importante, porque reduz o tempo de viagem e traz mais conforto e comodidade ao usuário”, afirma a Semob.

O Projeto de Lei n° 759/2012, de autoria da deputada Celina Leão (PPS), prevê que carros de passeio possam utilizar as faixas exclusivas a ônibus e táxis fora dos horários de pico — de 6h30 às 9h e de 17h30 às 19h30. A medida terá impacto em vias importantes da cidade, como a W3, a Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) e a Estrada Parque Taguatinga (EPTG).

A proposta havia sido vetada pelo então governador Agnelo Queiroz em 2012, ano em que foi apresentada. Na segunda (52), o projeto voltou à pauta e foi incluído com outras 29 propostas que tiveram os vetos derrubados pela CLDF. Nesses casos, são necessários dois terços dos votos dos deputados para que a vontade parlamentar prevaleça.

Projeto de ampliação das faixas exclusivas
O GDF, no entanto, não deixará a questão ser resolvida tão facilmente. Em maio deste ano, o governo implantou o programa de Mobilidade Urbana, que tem o objetivo de priorizar o transporte coletivo de média e alta capacidade. Segundo a Semob, “a proposta é ampliar ainda mais as faixas exclusivas e não reduzir o horário de uso, como sugerido”. “Não podemos priorizar o automóvel em detrimento ao transporte coletivo, que atende a maior parte da população”, ressaltou a pasta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?