metropoles.com

Fiscalização do licenciamento de 2017 começa em 30 dias

Quem for flagrado sem o documento receberá multa de R$ 293,47 e terá o veículo removido ao depósito

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
carros – IPVA – Veiculos
1 de 1 carros – IPVA – Veiculos - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A partir de 1º de setembro, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) começa a conferir se os motoristas brasilienses estão com o Certificado de Licenciamento e Registro de Veículos (CRLV) de 2017. Quem for pego sem o documento, cujo porte é obrigatório, cometerá uma infração gravíssima. As punições para quem estiver em situação irregular incluem multa de R$ 293,47, perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e apreensão do veículo. O condutor também deverá arcar com despesas com guincho, diária no depósito do Detran, vistoria e serviço de liberação.

Até o momento, 46% da frota do DF está regularmente licenciada. Isso representa 781.938 de 1.693.958 veículos. Somente neste ano, 18.880 condutores foram autuados por falta de licenciamento e 10.656 veículos acabaram recolhidos aos depósitos pelo mesmo motivo.

Para receber o CRLV de 2017 em casa, o proprietário deverá quitar todos os débitos do carro, como o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) e o Seguro por Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), além de multas e taxa de licenciamento.

Quem não receber o documento em casa deverá verificar no site do Detran, no campo veículos, se existe alguma pendência. Se for constatado algum débito, o boleto poderá ser impresso por meio do próprio site do órgão. Também é importante manter o endereço residencial atualizado.

Autorização para circulação
Em 2017, o usuário não precisa ir até o Detran para licenciar o veículo. Todos os boletos de débitos podem ser retirados por meio do site e quitados na rede bancária conveniada: BRB e Caixa. O Banco do Brasil recebe débitos somente de seus correntistas, por meio do Banknet ou caixa eletrônico.

Após quitar todos os débitos, o condutor poderá gerar, no próprio site, o Protocolo de Autorização Provisória para a Circulação de Veículo. O documento foi criado para facilitar o acesso do usuário ao licenciamento, sem precisar que ele se desloque até uma unidade do Detran. O protocolo tem validade de 30 dias, prazo máximo para o recebimento do CRLV no endereço cadastrado no sistema.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?