Faixas exclusivas serão liberadas fora do horário de pico em 45 dias
A medida terá impacto em vias importantes da cidade, como a W3, a EPNB e a EPTG
atualizado
Compartilhar notícia
Dentro de 45 dias, os motoristas poderão trafegar pelas faixas exclusivas do Distrito Federal fora dos horários de pico (de 6h30 às 9h e de 17h30 às 19h30). A exclusividade não vale aos domingos e feriados. A medida terá impacto em vias importantes da cidade, como a W3, a EPNB e a EPTG.
A mudança foi divulgada no Diário Oficial do DF nesta terça-feira (27/12) e passa a valer após a divulgação, em um mês e meio, da regulamentação da lei.
Em 5 de dezembro, o Metrópoles já havia antecipado que a Câmara Legislativa do DF derrubou o veto do GDF ao projeto de lei.
Quando for promulgado, valerá a aplicação do Projeto de Lei 759/2012 proposto pela deputada Celina Leão (PPS).“Propus a lei em 2012 para atender a uma série de reivindicações de motoristas inconformados com as multas aplicadas por uso das faixas em horários sem trânsito intenso, quando esses espaços ficavam ociosos. Na época, fizemos uma pesquisa para chegar a essa conclusão”, disse Celina.
Mas, embora esse projeto de lei tivesse sido aprovado em 2012, a norma foi vetada em seguida pelo então governador Agnelo Queiroz (PT). Neste ano, o assunto voltou a integrar a pauta da CLDF.