Faixas exclusivas continuam liberadas pelo menos até esta quinta-feira
As vias administradas pelo Detran-DF seguem livres até a meia-noite desta sexta-feira (26/8). Já na EPTG, EPNB e Epia, o tráfego nesta área exclusiva está liberado até a próxima segunda (29)
atualizado
Compartilhar notícia
Atenção, motoristas! Com a determinação do Tribunal Superior do Trabalho (TST) para que os metroviários encerrem a greve, as faixas exclusivas das vias voltarão a permitir apenas a circulação de ônibus e veículos autorizados. No entanto, o acesso nesta quinta-feira (25/8) a carros de passeio ainda é permitido em todo o Distrito Federal.
As faixas continuam liberadas pelo menos até a meia-noite desta sexta (26) nas vias administradas pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) – Setor Policial, W3 Norte e Sul. A data foi estipulada pela Companhia Metropolitana de Brasília (Metrô-DF) como prazo para que os trens voltem a circular normalmente pelo DF.O Detran informou, em nota, que o posicionamento sobre a volta das funções normais de exclusividade das faixas será informado após o fim de uma assembleia marcada para a manhã desta quinta. “Assim que houver uma posição oficial dos metroviários, informaremos sobre o fim da liberação da faixa exclusiva aos motoristas”, completou o órgão.
Já na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) e na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia), rodovias fiscalizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF), as pistas ficam liberadas até segunda-feira (29). Na data, o departamento se reunirá com a Secretaria de Mobilidade para determinar o retorno da exclusividade.
A circulação de veículos comuns nas faixas exclusivas de ônibus é considerada infração gravíssima em todo Brasil. O motorista flagrado nos corredores de transporte coletivo terá o veículo apreendido e perderá 7 pontos na carteira, além de pagar multa no valor de R$ 191,54.