Faixa exclusiva para ônibus começa a ser implementada no Eixo Monumental
Além dos coletivos, poderão circular nas novas faixas táxis e veículos de transporte escolar
atualizado
Compartilhar notícia
Começou a ser implementada a faixa exclusiva para transporte coletivo no Eixo Monumental. Os trabalhos tiveram início no sábado (14/11), com a pré-marcação de pintura, e prosseguiram no domingo (15/11), com a pintura das linhas de sinalização horizontal do corredor. A próxima etapa é a sinalização vertical.
O sistema de circulação prioritária contemplará as vias S1, sentido Cruzeiro-Esplanada dos Ministérios, e N1, sentido Congresso Nacional-Setor Militar Urbano (SMU). O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) e conta com o apoio do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
Regras
As pistas do Eixo Monumental são compostas por seis faixas de cada lado – a de corredor exclusiva terá um total de 15 km de extensão, sendo 7,5 km de cada lado. A faixa da direita será exclusiva para o trânsito de ônibus em dias úteis e pontos facultativos. Nos finais de semana e feriados, será liberada.
Além dos coletivos das linhas do DF e do Entorno, poderão circular nas novas faixas prioritárias táxis e veículos de transporte escolar. Para todos os outros automóveis, a passagem será proibida.
Os locais das paradas de ônibus permanecerão inalterados, e nas entradas para outras vias e para o Parque da Cidade, por exemplo, a linha de sinalização passará de contínua a pontilhada.