Escolhas no trânsito são foco da campanha Maio Amarelo no DF
Órgãos farão campanhas para alertar condutores sobre perigos de ações como beber e dirigir, usar celular e andar acima da velocidade
atualizado
Compartilhar notícia
Órgãos de trânsito, mobilidade e saúde do Distrito Federal apresentaram nesta quinta-feira (27/4) a campanha anual Maio Amarelo, que promove ações de conscientização sobre os perigos no trânsito. Neste ano, o foco são as decisões tomadas diariamente por motoristas e demais usuários das rodovias.
Segundo o diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Henrique Luduvice, a maior parte dos acidentes é causada pela imprudência dos motoristas. “Beber e dirigir, distrações causadas por celulares e alta velocidade são os principais motivadores de incidentes e mortes. Todas essas ações podem ser evitadas por quem está ao volante”, afirmou.
Ciclistas
Os usuários de bicicleta também são destaque neste ano: ganharam campanha específica, com o nome Não passe, ultrapasse. “Por lei, os motoristas devem passar a 1,5 metro dos ciclistas. É preciso então que, em vias sem ciclovias, os condutores mudem de faixa e mantenham a distância para preservar a vida e reduzir os riscos de acidente”, explicou o gerente de Ações Educativas do Departamento de Trânsito (Detran-DF), Tiago Moreira.
O Detran promoverá 10 passeios ciclísticos; distribuirá, em auto-escolas do DF, faixas que destacam a distância obrigatória que os motoristas devem manter dos ciclistas (1,5m), fará palestras nas garagens de empresas de transporte público e distribuirá cartilhas para alertar sobre o respeito aos condutores de bicicletas.
Além dessas ações, o diretor do DER afirmou que serão iniciadas obras de ciclovias de ligação na EPTG, no Lago Oeste e na rodovia DF-290 (Gama).