Eixo Monumental ganha “bolsões” para motos antes de semáforos
Motociclistas terão espaço reservado à frente de veículos quando sinais estiverem fechados. Iniciativa será estendida para Águas Claras
atualizado
Compartilhar notícia
Com o objetivo de oferecer mais segurança a motoristas, motociclistas e pedestres, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), por meio de sua Engenharia de Trânsito, está criando um espaço exclusivo nos cruzamentos de semáforos para que as motos possam aguardar na frente dos outros veículos até a abertura dos sinais.
O projeto, chamado Bolsão de Motos, foi iniciado pelas vias S1 e N1 no Eixo Monumental. Nesta quarta (20/9), servidores do órgão estavam pintando as pistas e colocando sinais. A base do projeto está na Resolução 550/2015 do Contran, que estabelece os critérios para a implantação. A expectativa é de que a nova sinalização nas duas vias comece a funcionar no fim desta semana.
Conforme a proposta de sinalização da Engenharia de Trânsito, o projeto será implantado inicialmente em 33 cruzamentos. A fiscalização do Detran também permanecerá no local, com intenção educativa, durante o período de adaptação dos condutores ao novo sistema.
Segundo a diretora de Engenharia de Trânsito do Detran, Daniele Valentini, o projeto já foi implantado com sucesso em São Paulo e outros municípios. Ela explica que, aqui no DF, as vias foram escolhidas com base nas estatísticas. “Após o período de adaptação e as primeiras análises de segurança, daremos continuidade ao projeto nas principais vias de outras cidades como Taguatinga, Ceilândia e Águas Claras.”
Acidentes de trânsito
Até agosto, as motocicletas somavam 194.518 unidades no Distrito Federal — o equivalente a 11,6% de toda a frota que, no mesmo período, estava em 1.669.445 veículos. De acordo com as estatísticas do Detran, de janeiro a agosto deste ano morreram 52 motociclistas em acidentes, 20% a menos que no mesmo período do ano passado, quando foram registrados 65 óbitos. (Com informações do Detran-DF)