Eixão: grupo pressiona GDF a revitalizar passagens subterrâneas
Segundo o coletivo Brasília para Pessoas, 87 pessoas foram atropeladas na via entre 2014 e 2018 por medo de usarem os acessos
atualizado
Compartilhar notícia
Grupos que representam ciclistas e pedestres do Distrito Federal lançam nesta sexta-feira (08/11/2019) uma campanha on-line que visa pressionar o Governo do Distrito Federal (GDF) a revitalizar as passagens subterrâneas do Eixão.
Batizada de Pedestre pede Passagem, a mobilização intenta arrecadar assinaturas virtuais e endereçá-las à Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). A iniciativa é do coletivo Brasília para Pessoas e Íthaka. A eles se uniram grupos como o Bike Anjo DF, Instituto MDT, Mobilize e Rodas da Paz.
Neste domingo (10/11/2019), pela manhã, no Eixão do Lazer, altura da 114 Norte, ciclistas e pedestres vão convidar as pessoas a conhecerem as passagens subterrâneas e, ao mesmo tempo, a assinar a petição virtual, que se encontra disponível clicando aqui.
87 atropelamentos
Segundo os organizadores, 87 pessoas foram atropeladas entre 2014 e 2018 na via. “Todo dia, mais de 80 mil pessoas atravessam o Eixão e enfrentam o dilema: se arriscar por baixo, nas passagens sujas e destruídas, ou se arriscar por cima, no meio dos carros em alta velocidade. Infelizmente, as passagens subterrâneas estão abandonadas há muitos anos”, diz o comunicado.
Em nota, a Novacap informou não ser responsável pelas passagens subterrâneas. “A companhia faz reparos pontuais em muretas e limpeza de bocas de lobo, quando demandada pelo órgão responsável, no caso, a Administração Regional do Plano Piloto.”