Santuário Nossa Senhora de Fátima, na 906 Sul, dá início ao período de quermesse
Duas primeiras semanas de maio são dedicadas à Trezena de Fátima, com missas especiais, barraquinhas, comidas típicas e música ao vivo
atualizado
Compartilhar notícia
Maio tem um peso importante para a Igreja Católica. É neste mês que, de acordo com a igreja romana, comemora-se a aparição de Nossa Senhora a três crianças na cidade de Fátima, em Portugal. De acordo com a religião, a santa teria aparecido para Lucia de Jesus Santos, 10 anos, Francisco Martos, 9, e Jacinta Martos, 7.
Para homenagear tal marco, as duas primeiras semanas do mês de maio são dedicadas à Trezena de Nossa Senhora de Fátima. No Distrito Federal, durante 13 dias, haverá missas especiais e quermesse para celebrar a aparição da Santa. A expectativa é de que 2 mil pessoas passem pela festividade até o fim das celebrações.
“É uma festa que as pessoas se reúnem para rezar, mas também para confraternizar com a quermesse”, explicou o frei Reinaldo, responsável pelo evento. “Nossa Senhora abre as festas tradicionais nesse período que é também o mês das mães”, alegou.
O religioso destacou que há ambientes para quem quiser aproveitar as missas religiosas ou apenas a quermesse. Até dia 13, às 17h30, o Santuário Nossa Senhora de Fátima, na quadra 906 Sul, terá barraquinhas de comidas típicas, como churrasquinho, pastel, caldo, arroz carreteiro, galinhada, maçã do amor, bolos etc. Ainda terá música ao vivo, venda de artigos religiosos e brinquedos.
Em 13 de maio, o dia será dedicado à solenidade para a santa, com terço meditado em diferentes idiomas, das 7h às 18h. Confira os locais e os horários de cada missa:
Até 12 de maio, haverá a reza com terço, conhecido como Santo Terço para os fiéis católicos, às 18h15. Em seguida terá início a missa.
“Estamos esperando vocês para comemorar conosco nesse espaço que para que possa vir e celebrar conosco a nossa trezena”, convidou o frei Reinaldo. “Começa todos os dias às 18h15, com terço, missa, procissão luminosa, coroação de Nossa Senhora”. Assista a convocação:
Ver essa foto no Instagram
Relação com o DF
A Padroeira teria aparecido em Portugal, mas a relação com Brasília é longa. Foi em dedicação à santa que surgiu o primeiro templo religioso do Plano Piloto de Brasília: a Igrejinha de Fátima, nas entrequadras 307/308 sul.
O local foi construído a pedido do então presidente do Brasil Juscelino Kubitschek em cumprimento a uma promessa da esposa Sara Kubitschek e inaugurado em em 28 de junho de 1958.
A Igrejinha é famosa no DF também pelos azulejos do Athos Bulcão. Mas antes de sua instalação na obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, afrescos pintados por Alfredo Volpi adornavam as paredes internas do santuário.
A Igrejinha foi sede da Paróquia Nossa Senhora de Fátima enquanto era construído o atual Santuário de Nossa de Fátima, situado na quadra 906 sul.
O Santuário tem estrutura em concreto armado; laje, autossuporte, sem colunas; vitrais triangulares, coloridos, representando céu, terra e mar, de acordo com o site da instituição. A frente da
Igreja mede 17 metros de altura e a parte interna tem 14 metros. A estrutura ainda conta com um teto arredondado, de 68 metros de comprimento e 22 metros de largura. O objetivo é abrigar 1,5 mil pessoas, sendo o maior templo religioso católico da capital do Brasil.