Rádios usados por PMs estão sem funcionar há cinco dias no DF
PMs relatam que estão usando celulares pessoais para realizar a comunicação. Reclamação de rádios mudos começou na última quinta (26/5)
atualizado
Compartilhar notícia
Os rádios usados pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) não estão funcionando desde a última quinta-feira (26/5). Os equipamentos da corporação servem justamente para dar maior agilidade ao atendimento de ocorrências e aos chamados de socorro da população.
O Metrópoles recebeu diversos relatos sobre o problema. Para contornar a situação, os militares que trabalham na rua foram orientados a repassar informações de ocorrências para os batalhões por meio de mensagens de celular.
Confira imagens de conversas obtidas pela reportagem:
De acordo com relatos de outros militares ouvidos pela reportagem, a falta de estrutura é mais um empecilho para a execução do trabalho deles na prevenção e no combate à criminalidade. Alguns PMs confirmaram que estão usando os aparelhos pessoais para realizar a comunicação.
Por meio de nota, a Caserna – associação que reúne policiais militares do Distrito Federal – confirmou a situação.
“Além de ter a integridade física exposta a risco, visto à completa inoperância da ferramenta de comunicação operacional, que, ao que parece, se dá por ausência de contrato de manutenção das torres de transmissões e suas repetidoras, o militar é quem tem pago o preço à manutenção do serviço policial militar. Isso mesmo, o policial militar tem sido obrigado a fazer uso de seu celular particular, de seu pacote de serviço, para receber e atender ocorrências”, comunicou a entidade.
A Caserna ainda informou que, em março, fez denúncias sobre o falho sistema de comunicação, bem como as indevidas obrigações impostas aos militares, contudo a PMDF ainda não respondeu a associação.
O outro lado
Acionada pela reportagem sobre a reclamação dos policiais, a PMDF informou que os rádios estão funcionando, sendo possível dar fluxo ao atendimento das demandas. “Há apenas uma falha na transmissão da base do COPOM, sendo possível aos policiais se comunicarem entre si. Essa falha no sistema, que não interferiu no atendimento das ocorrências, já está sendo corrigida”, explicou.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.