DF: casa de venezuelano é destruída durante temporal e ele pede ajuda
Francisco Samuel Ramires teve o telhado de sua residência destruído e gostaria de receber materiais de construção para poder voltar ao lar
atualizado
Compartilhar notícia
O venezuelano Francisco Samuel Ramirez, 27 anos, conta com o espírito natalino dos brasilienses para reconstruir a casa em que mora, em Arniqueiras, destruída pelo temporal que atingiu o Distrito Federal na tarde de sábado (22/12). Há dois anos em Brasília, o advogado que ganha a vida como ajudante de mecânica e vende frango assado nos fins de semana em Águas Claras, terá que recomeçar a vida novamente.
Francisco vive com a esposa e um tio em uma pequena residência onde paga R$ 800 por mês desde que deixou a Venezuela. Ele contou ao Metrópoles que durante a tempestade um muro caiu sobre o telhado da casa, destruindo metade da residência. Como a chuva estava muito intensa, micro-ondas, televisão, cama e o sofá acabaram sendo danificados, sem condições de uso.
“A chuva destruiu tudo. Nós passamos a noite na rua, porque não tínhamos condições de ficar lá. Precisamos conseguir outro lugar para ficar, antes do Natal e que eu consiga pagar. Por isso, eu vim trabalhar hoje”, disse o venezuelano em meio aos atendimentos aos clientes.
Além de ser reconhecido em Águas Claras pelo frango assado que vende, Francisco Ramires trabalha de segunda a sexta-feira como ajudante de mecânico. Na Venezuela, ele atuava como advogado, mas chegando ao Brasil não conseguiu validar o seu diploma.
“É muito caro revalidar o diploma no Brasil. Eu teria que gastar muito dinheiro com a documentação e com a faculdade e não sobraria para sustentar minha família. Mas não estou acostumado a pedir, por isso, comecei a trabalhar”, explicou o homem, que ganha salário mensal de R$ 1 mil e completa a renda com a venda dos frangos.
Francisco Samuel Ramirez não quer ajuda em dinheiro, mas em materiais que possam ajudá-lo reconstruir a casa. Quem quiser ajudar pode entrar em contato com ele pelo telefone (61) 98341-8116.
Temporal
A forte onda de calor que tomou conta do Distrito Federal nos últimos dias foi quebrada, na tarde de sábado , em plena abertura do verão brasiliense. Apesar da previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de chuvas apenas para domingo (23), houve tempestades em várias regiões do DF. O aguaceiro foi registrado por leitores do Metrópoles em pelo menos sete regiões: Águas Claras, Asa Sul, Guará, Lago Sul, Planaltina, Samambaia e Taguatinga.
Em alguns locais, como Águas Claras, a chuva foi acompanhada por ventos fortes e trovoadas. Ao menos uma árvore caiu, na altura da Rua 20 Norte. Na QL 12 do Lago Sul, a chuva também derrubou uma árvore. Situação semelhante foi registrada pelo Corpo de Bombeiros em Planaltina.
Em vídeo encaminhado por internauta, é possível perceber a força da ventania em uma área comercial da região administrativa. No Guará, a intensidade das águas também assustou os moradores.
Veja:
De acordo com o Inmet, as chuvas devem continuar nos próximos dias. Pelas redes sociais, os brasilienses comentaram a chegada dos temporais. “Cheguei em Taguatinga e trouxe a chuva junto comigo”, escreveu uma internauta.
Cheguei em Taguatinga e trouxe a chuva junto cmg
— Danis (@DaniEuMesma_) 22 de dezembro de 2018
Tomara que a chuva chegue logo na asa norte <3
— peixe voraz de são francisco (@julyaprimo) 22 de dezembro de 2018
No guará a chuva ta forte mlk
— 《♧》 (@_jvitor22) 22 de dezembro de 2018
Comprei 50 churros só pra mim e nem uma chuva horrivel em brasilia conseguiu me impedir de realizar meu desejo
— vó neide (@_lorenatm) 22 de dezembro de 2018
Tá caindo o mundo aqui em Brasília
É muito 8 ou 80
Saí de casa um sol de lascar, do nada vem uma chuva desgraçada e quase não dá pra ver a estrada— César ❣ (@EduardaCesar6) 22 de dezembro de 2018