metropoles.com

DF: casa de venezuelano é destruída durante temporal e ele pede ajuda

Francisco Samuel Ramires teve o telhado de sua residência destruído e gostaria de receber materiais de construção para poder voltar ao lar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
1 de 1 - Foto: null

O venezuelano Francisco Samuel Ramirez, 27 anos, conta com o espírito natalino dos brasilienses para reconstruir a casa em que mora, em Arniqueiras, destruída pelo temporal que atingiu o Distrito Federal na tarde de sábado (22/12). Há dois anos em Brasília, o advogado que ganha a vida como ajudante de mecânica e vende frango assado nos fins de semana em Águas Claras, terá que recomeçar a vida novamente.

Francisco vive com a esposa e um tio em uma pequena residência onde paga R$ 800 por mês desde que deixou a Venezuela. Ele contou ao Metrópoles que durante a tempestade um muro caiu sobre o telhado da casa, destruindo metade da residência. Como a chuva estava muito intensa, micro-ondas,  televisão, cama e o sofá acabaram sendo danificados, sem condições de uso.

“A chuva destruiu tudo. Nós passamos a noite na rua, porque não tínhamos condições de ficar lá. Precisamos conseguir outro lugar para ficar, antes do Natal e que eu consiga pagar. Por isso, eu vim trabalhar hoje”, disse o venezuelano em meio aos atendimentos aos clientes.

 

3 imagens
Casa ficou totalmente destruída depois que tempestade derrubou muro
Móveis e aparelhos eletrônicos ficaram estragados

 

Além de ser reconhecido em Águas Claras pelo frango assado que vende, Francisco Ramires trabalha de segunda a sexta-feira como ajudante de mecânico. Na Venezuela, ele atuava como advogado, mas chegando ao Brasil não conseguiu validar o seu diploma.

“É muito caro revalidar o diploma no Brasil. Eu teria que gastar muito dinheiro com a documentação e com a faculdade e não sobraria para sustentar minha família. Mas não estou acostumado a pedir, por isso, comecei a trabalhar”, explicou o homem, que ganha salário mensal de R$ 1 mil e completa a renda com a venda dos frangos.

Francisco Samuel Ramirez não quer ajuda em dinheiro, mas em materiais que possam ajudá-lo reconstruir a casa. Quem quiser ajudar pode entrar em contato com ele pelo telefone (61) 98341-8116.

Temporal
A forte onda de calor que tomou conta do Distrito Federal nos últimos dias foi quebrada, na tarde de sábado , em plena abertura do verão brasiliense. Apesar da previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de chuvas apenas para domingo (23), houve tempestades em várias regiões do DF. O aguaceiro foi registrado por leitores do Metrópoles em pelo menos sete regiões: Águas Claras, Asa Sul, Guará, Lago Sul, Planaltina, Samambaia e Taguatinga.

Em alguns locais, como Águas Claras, a chuva foi acompanhada por ventos fortes e trovoadas. Ao menos uma árvore caiu, na altura da Rua 20 Norte. Na QL 12 do Lago Sul, a chuva também derrubou uma árvore. Situação semelhante foi registrada pelo Corpo de Bombeiros em Planaltina.

Michael Melo/Metrópoles
Árvore caída em estacionamento da QL 12 do Lago Sul

 

Em vídeo encaminhado por internauta, é possível perceber a força da ventania em uma área comercial da região administrativa. No Guará, a intensidade das águas também assustou os moradores.

Veja:

 

De acordo com o Inmet, as chuvas devem continuar nos próximos dias. Pelas redes sociais, os brasilienses comentaram a chegada dos temporais. “Cheguei em Taguatinga e trouxe a chuva junto comigo”, escreveu uma internauta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?