DF terá cinco novos viadutos para desafogar o trânsito
As estruturas serão construídas no Recanto das Emas, Sobradinho, Itapoã e Paranoá, Riacho Fundo e Jardim Botânico
atualizado
Compartilhar notícia
Cinco viadutos serão construídos pelo Governo do Distrito Federal (GDF) em pontos de tráfego intenso de veículos na capital da República. De acordo com o GDF, as intervenções viárias melhorarão acessos de regiões administrativas onde o gargalo de veículos em horário de pico é grande.
Os viadutos serão construídos no Recanto das Emas, em Sobradinho, no entroncamento entre o Itapoã e o Paranoá, Riacho Fundo e Jardim Botânico.
O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), Fauzi Nacfur, avalia que as estruturas vão proporcionar mais fluidez no trânsito em pontos críticos da cidade. “Comprometem o tempo das pessoas quando vão para o trabalho ou quando voltam para casa. Teremos agilidade no trânsito”, disse.
No entroncamento do Recanto das Emas com a DF-001, o DER aguarda a liberação de recursos da Caixa Econômica Federal – financiadora do projeto – para licitar e dar início às obras. A intervenção vai eliminar o gargalo do tráfego de 60 mil veículos que circulam na região diariamente.
Em Sobradinho, o viaduto de acesso pela BR-020, chamado de viaduto do Comper, vai aliviar o trânsito diário de 45 mil veículos no retorno e dar mais uma opção de acesso à região. O projeto está em fase de ajuste para que a licitação seja aberta.
Na ligação do Itapoã com o Paranoá, o DER está captando recursos para que seja dado andamento ao projeto da obra. A circulação na área chega a 30 mil carros por dia.
No entroncamento da EPNB com o Riacho Fundo, circulam todos os dias, em média, 35 mil veículos. O projeto que irá construir o viaduto está em fase final.
Os motoristas que circulam pela região sul do DF, principalmente os que vêm do Mangueiral, de São Sebastião e dos condomínios, também serão beneficiados pela construção de um novo viaduto. A intervenção ainda está em fase de projeto.