Drones do Detran-DF flagram motoristas tentando fugir de blitz
Com auxílio de equipamentos aéreos, agentes multaram condutor que trocou de lugar antes da blitz e outro que furou bloqueio
atualizado
Compartilhar notícia
Agentes do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) contaram com um importante reforço para flagrar motoristas imprudentes no último fim de semana. Os drones adquiridos pela autarquia foram ao ar e ajudaram a punir condutores falando ao celular. E mais. Em uma oportunidade, um condutor foi filmado trocando de lugar com o passageiro antes da blitz, no Eixo Monumental, porque estava dirigindo sob efeito de álcool.
Em outra situação, um carro furou o bloqueio e tentou fugir da fiscalização, mas acabou multado com a ajuda dos aparelhos. Os drones não estão aptos a multar, mas a operação deles é feita por agentes de trânsito que atuam em duplas ou trios e podem realizar a abordagem e a notificação do infrator.
Durante a Operação Lei Seca realizada no Distrito Federal pelo Detran e por outros órgãos de fiscalização, como a Polícia Militar do DF (PMDF), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), de sexta-feira (12/01) até a madrugada desta segunda-feira (15/01), 70 condutores foram autuados por dirigirem após o consumo de bebida alcoólica, sendo que um foi conduzido à delegacia por apresentar quantidade de álcool considerada crime.
Também foram flagrados seis motoristas inabilitados e seis com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há mais de 30 dias. As equipes recolheram aos depósitos 161 veículos por infrações diversas, um deles com mais de R$ 20 mil em débitos.
As operações fizeram parte de uma ação integrada nacional de combate à alcoolemia, promovida pelo Fórum Permanente das Operações Lei Seca do Brasil. As ações ocorreram em diversas regiões do País. Em Brasília, as atividades ficaram prejudicadas pelas fortes chuvas.
Em 2018, o Detran-DF dará continuidade as atividades relativas a álcool e direção. Dentre as ações educativas previstas para o período de Carnaval, o Detran utilizará bafômetros descartáveis para conscientizar a população. A intenção é demonstrar que o consumo de qualquer quantidade de bebida alcoólica pode trazer alterações ao organismo. O material também será utilizado na triagem de condutores durante as ações de fiscalização.
PMDF
O Comando de Policiamento de Trânsito da PMDF (CPTran) também divulgou números de atendimentos realizados durante o último fim de semana em regiões do Distrito Federal. De quinta (11/1) a domingo (14/1), durante abordagens nas cidades de Águas Claras, Samambaia, Asa Sul, Asa Norte, Lago, Cruzeiro, Sudoeste e Brazlândia, policiais militares flagraram 299 pessoas dirigindo sob influência de álcool.
Além disso, quatro armas de fogo foram apreendidas durante as operações, 49 veículos irregulares foram removidos, 267 CNHs recolhidas e 137 condutores foram notificados por utilizarem o celular enquanto dirigiam. (Com informações do Detran-DF e da PMDF)