metropoles.com

Detran intensifica fiscalização de estacionamento em vagas especiais

Em 2015, já foram registradas 4.656 infrações do tipo no DF. Multa é considerada leve e rende três pontos na carteira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Detran-DF/Divulgação
Detran-DF/Divulgação
1 de 1 Detran-DF/Divulgação - Foto: Detran-DF/Divulgação

Quem insistir em estacionar nas vagas especiais terá mais chance de ser punido. O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) tem intensificado a fiscalização de estacionamento em espaços reservados a idosos e a portadores de necessidades especiais. A ação faz parte da campanha do órgão intitulada “Nem toda deficiência é visível” e abordou 80 condutores na Asa Sul somente na quinta-feira (15/10).

Segundo dados do Detran, foram registradas 4.951 infrações relacionadas ao estacionamento irregular em vagas especiais em 2014. No período que compreende os meses de janeiro a setembro deste ano, o órgão já autuou 4.656 motoristas.

“Infelizmente as pessoas não se atentam à necessidade dos outros. Muitas estacionam em vagas reservadas a idosos ou deficientes porque têm preguiça de caminhar um pouco mais”, avalia Silvain Fonseca, diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran.

O diretor, entretanto, faz uma observação. “Outros dois fatores influenciam a alta das multas: frequentemente, os idosos esquecem de colocar a autorização no veículo ou acham que têm o direito de estacionar em todas as vagas especiais”, explica.

O Distrito Federal tem 3.070 autorizações válidas para estacionamento em vagas de deficientes, e 20.626 para idosos. Quem for pego sem credencial será autuado com base no artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro — estacionar o veículo em desacordo com as condições regulamentadas pela sinalização. A infração é considerada leve e rende três pontos na Carteira de Habilitação.

Credencial de estacionamento
Para adquirir o benefício, é necessário comprovar a necessidade de uso para o condutor ou para a pessoa transportada. A solicitação deve ser feita no Núcleo Médico do Detran, e a avaliação custa R$ 30. Devem ser apresentados Carteira de Identidade, CPF e exames atualizados para a emissão da autorização.

O direito ao uso do estacionamento especial por pessoas autistas e portadoras de outros problemas de desenvolvimento também é garantido por lei.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?