Detran está usando drones para fiscalizar motoristas no trânsito do DF
Os brasilienses que costumam utilizar o celular enquanto dirigem são o principal alvo do novo sistema de monitoramento
atualizado
Compartilhar notícia
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) adotou uma nova tecnologia para fiscalizar os motoristas que trafegam nas vias urbanas. O órgão está utilizando drones para, principalmente, monitorar condutores que usam o celular enquanto dirigem.
De janeiro a novembro de 2016, 50.532 brasilienses foram autuados por uso do celular ao volante. No mesmo período de 2017, o DF já registrou 64.877 infrações pelo mesmo motivo. Um aumento de 22%.
Segundo o Detran, outras infrações também serão monitoradas, como desrespeito ao pedestre na faixa, estacionamento irregular e circulação por locais proibidos.O Detran-DF esclarece que os drones não estão aptos a multar. Porém, a operação dos equipamentos é feita por agentes de trânsito que atuam em duplas ou trios e podem realizar a abordagem e a notificação do condutor infrator.
As ações também serão direcionadas para áreas de estacionamentos. A partir dos dados colhidos, o Departamento vai fazer um levantamento de pontos críticos de fluidez. O objetivo é subsidiar futuras operações e soluções de engenharia de tráfego. Os dois drones utilizados foram doados pela Receita Federal.
As ações ocorrem diariamente, coordenadas pelas equipes da Unidade de Operação Aérea (UOPA), que foram treinadas e certificadas junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar os aparelhos.
Imagens feitas com o drone do Detran: