Detran alerta: 349.202 motoristas do DF estão com a carteira vencida
Trata-se de infração gravíssima, com multa de R$ 191 e sete pontos na CNH, além da retenção do veículo
atualizado
Compartilhar notícia
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) alerta: 349.202 carteiras de Habilitação estão vencidas no Distrito Federal. O número equivale a 21% dos 1.624.888 documentos expedidos. O que preocupa é que 51.769 estão com prazo de validade expirado há mais de um ano.
O resultado é que de janeiro a outubro deste ano, a fiscalização abordou 6.042 condutores com a carteira vencida há mais de 30 dias. Uma média de 20 por dia. Isso caracteriza infração gravíssima, com multa de R$ 191 e sete pontos na carteira, além da retenção do veículo até que seja apresentado um condutor habilitado, ou recolhimento ao depósito.
O percentual de carteiras expiradas inclui condutores com a CNH cassada, permissionários que cometeram multa grave ou gravíssima, pessoas que deixaram de dirigir por problemas de saúde e aqueles que se esquecem de verificar o prazo de validade do documento. Existem no DF 15.877 carteiras vencidas há mais de um mês e outras 22.947 vencidas há seis meses.
Aviso pelos Correios
Para tentar reduzir esse índice, o Departamento de Trânsito informou que envia correspondência aos condutores alertando para a necessidade da renovação do documento. Até o momento, o órgão já emitiu cerca de quatro mil cartas. Para renovar a CNH é preciso agendar o exame médico em uma clínica credenciada e pagar uma taxa. O documento é enviado para a residência dos condutores pelos Correios.
Do total de CNHs registradas no DF, 0,4% são exclusivamente de motociclistas. Os habilitados para conduzir motocicletas e veículos correspondem a 14% e a maioria dos condutores, 58%, possui carteira Categoria B, para veículos de passeio. Com informações do Detran-DF