Datafolha: 87% dos brasilienses usam app de transporte após beber
Pesquisa revelou que os motoristas do Distrito Federal têm recorrido aos aplicativos quando consomem bebidas alcoólicas
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisa Datafolha revelou que 87% dos brasilienses utilizam aplicativos de transporte em vez de dirigir quando consomem bebidas alcoólicas. O índice no Distrito Federal é 19 pontos percentuais maior do que a média nacional, de 68%.
A pesquisa aponta, ainda, quais os meios de transporte mais usados pela população ao sair para festas, bares e comemorações. Nessas ocasiões, 46% utilizam aplicativos; 41% o carro próprio e 19% vão de transporte público.
Na sondagem com moradores do DF, 92% das pessoas concordam que os aplicativos de mobilidade contribuíram para a diminuição de mortes nas vias relacionadas ao consumo de bebida. E 84% também acreditam que os aplicativos de transporte deixaram o trânsito mais seguro de forma geral.
Os dados também mostram que a segurança é o maior motivo para o brasiliense escolher voltar para casa com os apps de mobilidade: 57% dizem utilizar o transporte por aplicativo para zelar pela própria segurança. Isso inclui medo de assaltos e, principalmente, acidentes envolvendo abuso de álcool.
Para a escolha dos apps de transporte, os usuários alegaram, também, dificuldade com transporte público (24%), menor tempo de viagem (16%), e custo/benefício (14%), entre outros motivos.