metropoles.com

“Curva da morte” acumula acidentes entre a Estrutural e Vicente Pires

Moradores pedem obras ao DER-DF para evitar novos episódios. Nesta sexta (10/05/2019), três carros se chocaram em balão da via

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pedro Ventura/Agência Brasília
Pedro Ventura.Agência Brasília
1 de 1 Pedro Ventura.Agência Brasília - Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Dois dias após o motociclista Leonardo Santiago da Silva, 42 anos, morrer em acidente de trânsito na Estrada Parque Vale (EPVL), na DF-087, a região voltou a registrar outra ocorrência, na manhã desta sexta-feira (10/05/2019). Desta vez, envolvendo três veículos. A batida resultou em danos materiais aos condutores envolvidos.

Segundo relatos de testemunhas, na noite de terça-feira (07/05/2019), Leonardo morreu após ser atingido por um Volkswagen Gol. O motorista do carro realizava manobra proibida no retorno improvisado construído na EPVL, em trecho que liga a Cidade Estrutural à Estrada Parque Taguatinga (EPTG), em frente ao Jóquei Clube de Brasília.

Após vários acidentes, moradores da região decidiram apelidar o local de “curva da morte”. Para o presidente da Associação de Moradores do Condomínio Jóquei Clube, José de Paula, 57, as autoridades já foram alertadas sobre o risco no trecho, mas ainda não tomaram iniciativas.

“Esse é um problema que começou no governo passado. Construiu-se uma nova marginal e, para ligar essa marginal, fizeram um retorno e depois construíram um balão em frente ao retorno. É uma incompetência enorme”, protestou o morador.

De acordo com José de Paula, o pedido dos residentes é para que haja um remanejamento do desvio pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF). “Como que alguém faz um retorno em frente a um balão? Os motoristas que usam esse trecho estão certos? Não, mas mesmo assim fazem. No ano passado, avisamos que era tragédia anunciada, e o DER-DF não está fazendo nada”, acrescentou.

4 imagens
1 de 4

Dinâmica do acidente ocorrido na DF-087, na manhã de sexta-feira (10/05/2019)

Material cedido ao Metrópoles
2 de 4

Material cedido ao Metrópoles
3 de 4

Material cedido ao Metrópoles
4 de 4

Material cedido ao Metrópoles

“Vai morrer mais gente”
Moradora da Rua 1 do condomínio, Kamila Monteiros, 37, é outra a reclamar da insegurança na via. “É um caos, muito perigoso. Motoristas trafegando em alta velocidade e falta de sinalização contribuem para os acidentes ali, que já são muitos”, explicou a servidora pública ao Metrópoles.

Segundo ela, a obra no local foi mal feita. “É caótico, pois quem sai dos condomínios precisa ficar atento ao carro que vem da pista principal, e não consegue ver se tem carro retornando no balão”, reclamou .

Revoltado, o presidente da associação pretende organizar protesto para alertar os motoristas, uma vez que “não há sinalização suficiente”. “Vamos protestar, colocar faixas dizendo: ‘Cuidado, curva da morte’. O poder público precisa intervir, porque vai morrer mais gente ali”, completou de Paula.

Veja fotos do acidente que vitimou o motociclista Leonardo Santiago da Silva: 

3 imagens
Um motociclista morreu
Condutor do veículo foi encaminhado pelo Samu ao hospital
1 de 3

Acidente ocorreu por volta das 22h35 de terça (07/05/2019)

Divulgação
2 de 3

Um motociclista morreu

Divulgação
3 de 3

Condutor do veículo foi encaminhado pelo Samu ao hospital

Divulgação

“Falta de educação”
Procurado pela reportagem, o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) atribuiu os perigos de acidentes graves à “falta de educação e conscientização dos motoristas”. Em nota, o órgão informou que, para evitar acidente como o de Leonardo, “existe um retorno (balão) que fica a 700 metros dali, que é o que os motoristas devem utilizar para acessar a marginal da via”.

O DER-DF negou construir um novo retorno no local, mas informou estar discutindo “junto à Gerência de Fiscalização de Trânsito o que poderá ser feito em relação a este retorno em frente a este acesso à marginal, já que a população ignora as leis, colocando em risco a vida dos moradores locais”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?