metropoles.com

Carros sem documento de 2017 podem circular com autorização provisória

Protocolo válido por 30 dias está disponível no site do Detran para motoristas sem débitos que ainda não receberam o CRLV

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Greve Geral
1 de 1 Greve Geral - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Os motoristas que ainda não receberam o certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV) de 2017 podem imprimir um protocolo de autorização de circulação.

O documento tem o mesmo efeito legal para os fins de fiscalização, que começa em 1° de setembro.

Para conseguir a autorização, o condutor já deve ter quitado o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o seguro obrigatório (DPVat), a taxa de licenciamento e as multas pendentes.

A validade da autorização para circular é de 30 dias e dentro do Distrito Federal. “Os Correios levam em média oito dias para entregar o CRLV ao condutor. Estipulamos esse prazo exatamente para ele circular com tranquilidade caso haja algum imprevisto”, destaca o diretor-geral do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), Silvain Fonseca.

A novidade foi criada por meio de instrução em janeiro deste ano. “Com isso, esperamos evitar congestionamentos nos serviços oferecidos nos postos do Detran e dar mais comodidade à população”, informa o diretor.

Autorização de circulação
O protocolo só pode ser acessado pelo site do Detran, na aba Veículos, opção Protocolo de Autorização de Circulação. Para emitir o documento, é necessário ter em mãos o documento do veículo para seguir o passo a passo. Além disso, o endereço do proprietário precisa estar atualizado.

Cada veículo tem direito a uma única via. A autorização terá um número de inscrição, validade, nome do proprietário e dados do automóvel, como cor, placa e chassi.

Caso surja algum problema com a emissão, o usuário pode entrar em contato com a Gerência de Controle de Veículos do Detran, pelo número (61) ​3343-5278.

Punição
O motorista que dirige sem o CRLV comete infração de natureza gravíssima, com multa de R$ 293,47, sete pontos na carteira nacional de habilitação (CNH) e remoção do veículo, além de precisar pagar guincho, diária, vistoria e serviço de liberação do veículo, conforme o Código Brasileiro de Trânsito.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?