metropoles.com

Barragem do Paranoá: tráfego de caminhões será proibido em 1° de março

A via será sinalizada com placas para os caminhoneiros terem tempo hábil a fim de buscarem rotas alternativas, afirma o DER-DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
MICHAEL MELO/METRÓPOLES
Paranoá1
1 de 1 Paranoá1 - Foto: MICHAEL MELO/METRÓPOLES

Caminhões estarão proibidos de trafegar sobre a barragem do Paranoá a partir de 1º de março. A decisão ocorreu após o governador Ibaneis Rocha (MDB) solicitar laudo a respeito da estrutura do local. O presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB), Edison Garcia, disse que a classificação é de risco baixo.

A via será sinalizada com placas para os caminhoneiros terem tempo hábil a fim de buscarem rotas alternativas, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF). Até que se estude a velocidade máxima após a medida, será permitido transitar, no máximo, a 40 km/h.

O DER-DF emitirá uma instrução de serviço oficializando a proibição de tráfego de caminhões no local e especificando a pesagem dos veículos proibidos de trafegar.

A autarquia fará, ainda, recapeamento sobre os 630 metros da via da barragem do Paranoá a partir de 6 de fevereiro. Haverá reforço de 5 cm de pavimento asfáltico, além de sinalização e limpeza das saídas de água (drenagem). O prazo para execução da obra é de 15 dias e não haverá interrupção do trânsito, conforme assegurou o DER-DF.

Segurança
O relatório da CEB mostrou que a represa não apresenta risco às comunidades residentes próximas ao espelho-d’água.

Após a tragédia em Brumadinho (MG), que deixou um rastro de destruição e mortes na última sexta-feira (25/1), Ibaneis determinou a elaboração de um estudo sobre a segurança da barragem do Paranoá.

No entanto, as condições da estrutura já preocupam há mais tempo o Conselho de Engenharia e Agronomia (Crea-DF). Em 17 de dezembro de 2018, a entidade solicitou à CEB informações sobre a manutenção e segurança do local. Dez dias depois, criou uma comissão para acompanhar o assunto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?