Autuações pela Lei Seca durante Copa de 2018 aumentam 68,9% no DF
Dados do Detran-DF indicam que, em junho, 56 condutores alcoolizados foram multados por dia. Bem mais do que na Copa no Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
De acordo com levantamento do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), em junho deste ano, 1.701 condutores foram autuados por dirigirem após o consumo de bebida alcoólica, uma média de 56 multas diárias. Os dados são preliminares, mas representam 68,9% a mais de infrações do que as registradas em junho de 2014, quando ocorreu a Copa do Mundo no Brasil, somando 1.007 motoristas alcoolizados.
De sexta-feira (29/6) até a noite de segunda-feira (2/7), foram autuados 109 motoristas alcoolizados, sendo que quatro acabaram conduzidos à delegacia por apresentarem quantidade de álcool considerada crime. Durante as ações do fim de semana foram flagrados, ainda, 13 condutores inabilitados e sete com a CNH suspensa.
“Queremos evitar que motoristas alcoolizados se envolvam em acidentes de trânsito. Por isso, em parceria com o DER e a Polícia Militar, temos intensificado as ações de fiscalização”, ressalta Fonseca.
Penalidade
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que dirigir após o consumo de álcool é infração gravíssima, com multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano. Caso ocorra a reincidência no período de até 12 meses, o valor dobra, ou seja, R$ 5.869,40.
A recusa em realizar o teste do etilômetro também é infração com as mesmas penalidades. A concentração igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar é considerada crime, cuja pena é detenção de 6 meses a 3 anos, multa e suspensão da CNH. (Com informações do Detran-DF)