Autuação a motoristas do DF que dirigiam alcoolizados aumentou 72%
Segundo Detran-DF, de janeiro a julho, 14.943 condutores foram flagrados ao voltante após terem consumido bebida alcoólica
atualizado
Compartilhar notícia
Nos primeiros sete meses deste ano, quase 15 mil motoristas brasilienses foram flagrados desrespeitando a Lei Seca. Juntos, Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), Polícia Militar e Departamento de Estradas e Rodagens autuaram, entre janeiro e julho, 14.943 condutores que dirigiam após terem consumido bebida alcoólica. Isso representa um aumento de 72% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram autuados 8.685 infratores.
Somente em julho deste ano foram 2.542 autuações contra 1.429 em julho de 2016. Um aumento de 77,8%. Segundo o diretor-geral do Detran-DF, Silvain Fonseca, os órgãos de fiscalização do DF estão intensificando as operações de trânsito, principalmente nos fins de semana, quando aumenta o consumo de bebida alcoólica.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, conduzir veículo sob a influência de álcool é infração gravíssima, com multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir. A reincidência no período de até 12 meses resulta em multa em dobro, ou seja, R$ 5.869,40. Além disso, a recusa à realização de exame que comprove a influência de álcool ou outra substância psicoativa também é considerada infração de trânsito.
O condutor que apresentar concentração de álcool igual ou superior a 0,3 miligrama por litro de ar alveolar comete crime de trânsito, cuja pena de detenção varia de seis meses a três anos. (Com informações do Detran-DF)