Sistema eletrônico de multas é adotado por 30 mil motoristas do DF
Medida começou em janeiro e já resultou em economia de R$ 600 mil para o DER-DF, que reduziu gastos com impressão e postagem
atualizado
Compartilhar notícia
Cerca de 30 mil veículos da frota brasiliense aderiram ao Sistema de Notificações Eletrônicas (SNE) desde janeiro, mês em que essa rede nacional passou a conferir até 40% de desconto em multas para infrações cometidas nas rodovias de Brasília. No período, pelo sistema digital, emitiram-se aproximadamente 124 mil multas.
Com isso, o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) economizou uma média de R$ 600 mil do orçamento. Segundo o diretor-geral da autarquia, Henrique Luduvice, o recurso poderá ser usado em outras áreas importantes para a redução de acidentes e na melhoria da fiscalização.
Criado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para acelerar o processo de entrega de notificações, o SNE unifica a emissão de multas de todos os órgãos vinculados a ele. Além do DF, Alagoas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Santa Catarina aderiram ao sistema até o momento.
Luduvice diz que, com o cadastro, o tempo estimado de entrega da multa para o motorista caiu para até dois dias, enquanto antes chegava a 40. A redução do prazo também facilita a entrada de recursos contra as notificações, porque o motorista consegue se lembrar melhor da infração cometida.
Além disso, o sistema emite a multa para os motoristas cadastrados no aplicativo do SNE para iOS ou Android. A ferramenta permite ainda emitir um código de barras, que possibilita pagamento pelo celular.
Para ter direito ao desconto de até 40% no valor da multa, só é preciso cadastrar dados pessoais e do veículo no aplicativo ou no site do SNE. Veículos podem ter o cadastro excluído ou incluído de acordo com o interesse do proprietário. A inscrição também vale para pessoas jurídicas, o que permite colocar carros de empresas no registro.