metropoles.com

Tradicionais escolas privadas do DF ouvem pais e não reabrem na segunda

Mesmo com a autorização do GDF para o retorno, alguns grandes colégios da capital optaram por manter o ensino on-line

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ESCOLAS
1 de 1 ESCOLAS - Foto: null

Mesmo com autorização do GDF para o retorno do ensino presencial na próxima segunda-feira (27/7), escolas privadas tradicionais de Brasília anunciaram que não receberão estudantes nesta data. Após pesquisas internas com os pais, as entidades verificaram que, em média, cerca de 80% dos responsáveis consultados são contra a volta. Eles entendem que os filhos ficarão mais expostos ao novo coronavírus.

Outros colégios decidiram manter o calendário de recesso dos alunos e só devem retornar em agosto, mas, mesmo assim, no modelo híbrido, ou seja, quem quiser deixar os filhos em casa, continuará contando com as plataformas on-line para concluir o ano letivo virtualmente.

Os colégios Santa Rosa, na Asa Sul; COC, no Jardim Botânico e Sudoeste; e Rogacionista, no Guará, encaminharam circulares aos pais endossando pesquisa feita entre a comunidade e com a informação de que optaram pelo ensino a distância

No Rogacionista, por exemplo, o levantamento evidenciou que 80,3% dos participantes não queriam aulas no ambiente físico do centro educacional. “O colégio Rogacionista não retomará ainda as atividades presenciais. O intuito é proteger a saúde de seus estudantes, das famílias e dos seus colaboradores”, informou.

O Santa Rosa manteve a mesma postura: “Diante do cenário da pandemia no Distrito Federal, uma reflexão foi necessária e resolvemos adiar todas as datas mencionadas anteriormente, em respeito à nossa comunidade escolar, seus medos e anseios, pois o cuidado com a vida é um de nossos valores fundamentais. Assim que possível, receberão informações sobre a nova data de retorno”, diz a circular.

O servidor público da Procuradoria-Geral do DF Flamarion Ferreira e Silva, 49 anos, mantém a filha de 14 anos no Santa Rosa. Ele gostou da decisão da escola. “Ela está no 8º ano e achei excelente a decisão. Da sala da minha filha, somente duas pessoas voltariam. A gente tem bastante receio do que pode acontecer com a disseminação do vírus nas famílias”, afirmou.

Diálogo

O colégio Marista João Paulo II, unidade da Asa Norte, ainda faz pesquisa com os pais para saber o que eles pensam sobre a volta. Uma data de retorno só será decidida quando houver um posicionamento após diálogo com o pais.

Para os estudantes do Olimpo, o retorno ocorre em 4 de agosto, mas é opcional. “Perto de 70% das famílias são contra o regresso. Os alunos que vierem terão aula presencial, mas haverá a opção de continuar em casa”, afirmou ao Metrópoles o proprietário da instituição de ensino, Rodrigo Bernadelli.

O estabelecimento educacional previa recesso na semana que se inicia no dia 27 e manterá o calendário. “Estamos viabilizando tecnologia pela plataforma EaDx para dar aos alunos a possibilidade de prosseguirem presencialmente ou não seus estudos, mesmo considerando que a maioria das famílias é contra o retorno presencial e optará pela modalidade de ensino a distância”, completou.

O Sigma também não abre suas unidades em 27 de julho. A previsão é que os matriculados regressem em 10 de agosto.

O mesmo ocorre com o La Salle, que manterá férias escolares para os estudantes até 31 de julho. As aulas on-line serão retomadas em 3 de agosto e a escola começa se organizar para fazer o retorno presencial somente em 17 de agosto, de forma escalonada e optativa.

O Leonardo da Vinci é outro tradicional centro educacional que não retomará as atividades presenciais na segunda-feira (27/7).

5 imagens
Resolução permite que ensino remoto seja prorrogado
Sinepe diz que escolas se prepararam para receber os estudantes
1 de 5

Nesta segunda-feira (26/10) é a vez do ensino médio e dos cursos profissionalizantes

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 5

Resolução permite que ensino remoto seja prorrogado

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 5

Sinepe diz que escolas se prepararam para receber os estudantes

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 5

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 5

Rafaela Felicciano/Metrópoles

 

Retorno baixo

Pesquisa realizada pelo Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe) com os pais das 180 escolas que a entidade representa apontou que, entre todos os estudantes matriculados nessas unidades, somente 28,26% pretendem voltar ao ensino presencial. O levantamento é uma amostragem de 68 instituições de ensino que preencheram o questionário da entidade representativa.

O cronograma elaborado pelo Sinepe no Guia de Retorno às Aulas Presenciais sugere uma volta gradual. O documento prevê o retorno das aulas presenciais para os pais que desejarem, começando com a educação infantil e o ensino médio, no dia 27.

Para os estudantes do ensino fundamental e da educação profissional, a volta se daria em 3 de agosto. Os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º) voltariam em 10 de agosto. No entanto, as escolas têm autonomia para optar pelo formato 100% on-line.

Veja sugestão de calendário:

cronograma de volta às aulas escolas privadas
Cronograma de volta às aulas escolas privadas

Sobre o retorno às aulas na próxima segunda-feira (27/7), o presidente do Sinepe, Álvaro Domingues, pondera que, caso a família prefira, o aluno pode continuar em casa, recebendo material e aulas no formato remoto. “Queremos que a comunidade se sinta à vontade. A equipe da escola de seu filho estará pronta para apresentar alternativas de atividades presenciais, remotas ou híbridas”, pontua.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?