metropoles.com

Total de infectados por Covid-19 no sistema carcerário do DF chega a 617

Entre os contaminados, 173 são policiais penais e 444, internos. Primeiro caso foi confirmado no dia 3 de abril deste ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gláucio Dettmar/CNJ
papuda
1 de 1 papuda - Foto: Gláucio Dettmar/CNJ

O número de contaminados por coronavírus no sistema carcerário do Distrito Federal soma 617 pessoas. Os últimos dados divulgados pelas secretarias de Saúde e de Segurança Pública apontam que 173 policiais penais já foram infectados pela doença (44 se curaram). E o total de presos que testaram positivo chega a 444.

No dia 3 de abril, quando foi registrado o primeiro caso no Complexo Penitenciário, a grande preocupação das autoridades públicas era no sentido de evitar que a comunidade externa (agentes, advogados e os próprios familiares dos presos) contaminasse a população do presídio levando o vírus de fora para dentro.

Quarenta dias depois, o vetor se inverteu completamente. Com 617 pessoas infectadas, a Papuda tornou-se o principal foco de contaminação no Distrito Federal. Agora, o desafio é não deixar que os policiais penitenciários levem o vírus do presídio para suas casas.

Nesse sentido, o GDF está providenciando quartos de hotéis para isolar policiais penais que trabalham na Papuda com o objetivo de que eles não se tornem uma ameaça a seus familiares.

6 imagens
No DF, são 2,8 mil, segundo balanço de segunda à noite (11/05)
Ceilândia tem a maior quantidade de óbitos por coronavírus
Santa Maria registrou uma morte na segunda-feira
Hran é hospital de referência em tratamento de Covid-19
1 de 6

Ativista denuncia tortura na Papuda

WILSON DIAS/AGÊNCIA BRASIL
2 de 6

No DF, são 2,8 mil, segundo balanço de segunda à noite (11/05)

Divulgação
3 de 6

Ceilândia tem a maior quantidade de óbitos por coronavírus

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 6

Santa Maria registrou uma morte na segunda-feira

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 6

Hran é hospital de referência em tratamento de Covid-19

Rafaela Felicciano/Metrópoles
6 de 6

Rafaela Felicciano/Metrópoles

 

O total de infectados no sistema carcerário é maior do que em qualquer uma das 33 regiões administrativas do Distrito Federal. O Plano Piloto, que lidera o ranking de contaminados entre as cidades, tem 337 casos confirmados. Em seguida, aparecem Águas Claras, com 223, e Samambaia, 139.

Ou seja, a população infectada da Papuda é 83% maior do que a comunidade contaminada no Plano Piloto; 176% maior do que a de Águas Claras; e 343% — ou quase quatro vezes mais — maior do que a de Samambaia, a terceira cidade em número de doentes do DF.

O Comando Militar do Planalto está fazendo trabalho de descontaminação na Penitenciária do Distrito Federal I (PDF I). A ação conta com militares da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro.

Total de infectados no DF

O Distrito Federal tem atualmente 2.800 casos do novo coronavírus. De acordo com o balanço mais recente da Saúde, 117 pessoas estão hospitalizadas em decorrência da Covid-19, sendo que 78 precisam do suporte de unidades de terapia intensiva (UTIs).

Segundo o último levantamento, divulgado na noite de segunda (11/05), 1.440 infectados já se recuperaram da doença. Dos 2.800 diagnósticos do novo coronavírus, 2.411 foram realizados por meio de exames de RT-PCR, e 354, por testes rápidos.

O DF registrou 44 óbitos, sendo que um deles é o de um morador do Novo Gama (GO). Do total, 31,8% foram computados nos primeiros dias de maio, conforme mostrou o Metrópoles em reportagem publicada na manhã desta terça.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?