Toque de recolher: Detran aborda idosos em fila da vacina no Parque
Agentes pediram que as pessoas se retirassem após entrega de senhas
atualizado
Compartilhar notícia
Com o começo da vacinação contra a Covid-19 de pessoas com mais de 66 anos neste sábado (3/3), filas se formaram nos pontos de imunização ainda na noite desta sexta-feira (2/3). Os idosos queriam garantir que teriam uma dose.
No Parque da Cidade, onde se acumulou uma fila de 300 carros, foram distribuídas senhas. Esses passes foram assinados pelo superintendente da Região de Saúde Central, Pedro Zancanaro, sob a promessa de que garantiriam a dose no dia seguinte.
Apesar disso, muitas pessoas não quiseram sair do local por medo de perder a oportunidade de garantir a proteção. Com isso, o Departamento de Trânsito (Detran-DF) informou que quem desrespeitasse o toque de recolher vigente no DF seria multado.
Vídeo obtido pelo Metrópoles mostra a abordagem. Uma agente do Detran se aproxima e afirma que “vai pedir para eles se retirarem”. Em seguida, ela diz que a fila só poderá ser formada a partir das 5h.
“O DF Legal está aí, quem insistir em permanecer eles vão notificar”, avisa. Ela ainda afirmou que o mais importante seria a senha dada, que garantiria as doses na manhã de sábado.
Um homem tenta argumentar: “O medo é que nada me garante que meus pais conseguirão tomar, mesmo com essa senha”, afirma. A informação inicialmente divulgada pelo Governo do Distrito Federal (GDF) era que seriam apenas 1.111 doses, divididas em três postos de vacinação. O baixo estoque provocou uma corrida aos locais.
Após as filas antecipadas, a Secretaria de Saúde (SES) confirmou doses extras para o ponto no Parque da Cidade.
Veja o vídeo da abordagem do Detran:
Para o servidor público Daniel Castro, que acompanhou a mãe na fila de vacinação da Asa Sul na noite desta sexta, o GDF percebeu que “estava feio” o baixo número de vacinas disponíveis nos postos. “O baixo número estava fazendo os idosos brigarem na fila pelo mínimo do direito”, resumiu.
Neste sábado, apenas três pontos funcionam no DF, são eles: o Estacionamento 13, do Parque da Cidade; o Iguatemi Shopping, no Lago Norte; e a Faculdade Unieuro em Águas Claras.
Além do Parque da Cidade, uma fileira de carros também se formou em frente à Unieuro. A reportagem flagrou a fila se formando à tarde, por volta das 15h e, perto das 22h, já ultrapassava 2 quilômetros.
Veja a fila no Parque da Cidade:
Veja fotos da fila em frente à Unieuro de Águas Claras:
O Departamento de Trânsito (Detran) informou que só pode autuar conforme as infrações estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Durante as Operações Toque de Recolher, os condutores e passageiros são orientados quanto às medidas restritivas e a retornarem para casa, disse o órgão.
“A Secretaria de Saúde distribuiu senhas e a fila se dissipou no Parque da Cidade. O Detran permaneceu no local, controlando o trânsito”, acrescentou o Departamento de Trânsito.