TJDFT mantém presa dupla que trocou tiros com bombeiro durante assalto
O crime aconteceu em maio de 2023, no DF. A condenação foi mantida pela 3ª Turma Criminal do TJDFT
atualizado
Compartilhar notícia
Condenados por uma tentativa de latrocínio em 2023, Alisson Vítor Soares, 21 anos, e Mateus Fernandes, 25, terão de cumprir a pena de 13 anos e 4 meses de reclusão em regime fechado. A condenação foi mantida pela 3ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).
O crime aconteceu em Samambaia, por volta das 14h do dia 26 de maio de 2023, e um dos condenados terminou baleado em troca de tiros com um bombeiro.
Conforme a denúncia do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), a vítima dirigia uma Land Rover pelas proximidades do Hospital Regional de Samambaia quando foi abordada pelos criminosos, que conduziam uma motocicleta.
No momento, os dois, armados, mandaram o homem abrir a porta e ir para o banco do passageiro. A todo o momento eles ameaçavam atirar se a vítima não obedecesse.
Um bombeiro militar que estava de folga no local viu a ação e interveio. Ele e a dupla trocaram tiros. Mateus foi atingido no braço e contido por populares enquanto tentava fugir. Alisson também foi perseguido, encontrado e preso.
Crimes comprovados
Já durante o processo, a defesa da dupla criminosa afirmou que as formalidades legais não foram observadas, e os princípios do contraditório e da ampla defesa foram violados. Os advogados de um dos denunciados alegam não ter sido intimados, o que lhe teria causado prejuízos.
Contudo, a turma do TJDFT destacou que a decisão foi resultado do conjunto de provas apresentado e que, em relação à alegação de prejuízo, a defesa prévia foi formalmente apresentada e acompanhou o réu nas fases do processo.
Em conclusão, o desembargador relator citou depoimentos de testemunhas e vítimas que confirmam claramente que os crimes descritos pelo MPDFT de fato aconteceram. A tentativa de roubo, as ameaças com uso de arma de fogo e a troca de tiros ficaram comprovadas durante os relatos.