metropoles.com

TJDFT manda preso que não voltou de saidão retornar ao regime fechado

Defesa do réu disse que ele não teria retornado porque estava com sarna. Justiça negou o recurso e revogou parte dos dias remidos do detento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
Homens vestidos de branco andam em fila
1 de 1 Homens vestidos de branco andam em fila - Foto: Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

A 2ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve decisão da Vara de Execuções Penais do DF que determinou a regressão de um preso para o regime fechado, além de ter revogado parte dos dias remidos dele. O motivo foi a fuga do detento após um saidão.

Contra a decisão, a defesa apresentou recurso sob a alegação de que o réu não teria retornado da saída temporária porque estava com sarna, doença altamente infecciosa que poderia causar surto dentro do sistema carcerário.

Ao decidir pela constatação da falta grave e consequentes punições, o magistrado explicou que “mesmo havendo-se doença contagiosa, cabia ao sentenciado comunicar ao estabelecimento prisional tal circunstância, o que deveria ser igualmente feito em relação a este juízo, e não simplesmente evadir-se do sistema”.

O juiz ressaltou ainda que “a natureza da falta é da maior gravidade, pois representa uma afronta ao dever-poder do Estado de promover a execução da sanção penal, além da quebra de confiança depositada pelo Juízo da Execução ao apenado”.

44 dias de fuga

Apesar do recurso do réu, o colegiado destacou que o detento cometeu falta grave por não retornar ao presídio após saída temporária, permanecendo em fuga entre os dias 8 de fevereiro e 23 de março deste ano 2022, quando foi recapturado.

Segundo a Turma, “o fato de o condenado somente ter retornado ao presídio em razão do cumprimento de mandado de prisão, após 44 dias de fuga, revela a gravidade de seu ato e justifica a regressão do regime e a perda de dias remidos”. A decisão foi unânime.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?