metropoles.com

TJDFT inicia semana “Registre-se” com entrega de certidão a indígena

Semana Registre-se do TJDFT propõe auxiliar pessoas sem documento a regularizarem a situação junto à Justiça

atualizado

Compartilhar notícia

Rafael Victor/TJDFT
registre-se-tjdft
1 de 1 registre-se-tjdft - Foto: Rafael Victor/TJDFT

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) iniciou, nesta segunda-feira (13/5), a segunda edição da Semana Nacional do Registro Civil do Poder Judiciário, a “Registre-se!“. O período será voltado para buscas e emissão de certidão de nascimento de forma gratuita à população socialmente vulnerável.

Em cerimônia realizada no Espaço Flamboyant, na sede do Tribunal, o Corregedor de Justiça do DF, Desembargador Mário-Zam Belmiro Rosa, destacou que a realidade das pessoas sem documento, na maioria das vezes, não é percebida pelo cidadão comum, uma vez que quem não tem certificação do seu nascimento não pode obter nenhum outro tipo de documentação e outros benefícios, como emprego formal, benefícios sociais, acesso a políticas públicas, entre outros.

“Em uma sociedade em que a pessoa não está inserida, ela existe, mas não vive, não tem participação efetiva nos atos da sociedade. Por isso, devemos reeditar muitas vezes a Semana Nacional do Registro Civil. A todos, que por intermédio desse significativo programa tomarão posse desse valioso registro e outros documentos, desejamos sucesso, agora visualizados e reconhecidos pelo Estado. Continuem, a partir de então, com todas as possibilidades oferecidas, para que avanços pessoais sejam mais acessíveis”, disse o corregedor.

Em seguida, Allan Guerra, Presidente da Associação dos Notários e Registradores do Distrito Federal (ANOREG), falou sobre as estatísticas de registros de nascimento no DF e da parceria com o TJDFT para que tais documentos fossem oferecidos para a população.

“Essas ações transformam para melhor a vida das pessoas. E nós, cartórios, que já estamos ao lado da vida das pessoas o tempo inteiro, temos muita alegria em participar desse trabalho. Obrigado ao Tribunal por nos dar essa oportunidade” frisou.

A Secretária-Adjunta de Desenvolvimento Social do DF, Renata O´Reilly, representou a Secretária Ana Paula Marra, e destacou a alegria da Secretaria de Desenvolvimento Social estar mais uma vez presente no evento “Registre-se”. “Um evento que modifica vidas. E nós, que trabalhamos pelas pessoas em situação de vulnerabilidade social, ficamos extremamente realizados quando vemos uma pessoa que tem dificuldade de acesso a um documento tão importante, em uma semana dessas ter toda a força do Estado voltada para a obtenção desses documentos”, disse a Secretária-Adjunta.

“Temos absoluta certeza de que teremos êxito, porque esse é um evento da sociedade organizada, dos Poderes constituídos, e que tem como destinatária a população brasileira, no nosso caso, a população do Distrito Federal. E quando as instituições atuam de forma conjunta, a certeza do êxito é muito grande. Em nome do nosso Presidente, agradecemos a presença de todos. E às pessoas encarregadas de prestarem o serviço, também o nosso muito obrigado pelo empenho”, encerrou o juiz Eduardo Rosas.

Além das autoridades citadas, compôs o dispositivo o Juiz-Auxiliar da Corregedoria, Caio Brucoli. A Subdefensora Pública-Geral da Defensoria Pública do Distrito Federal, Emmanuela Saboya, e o Diretor do Departamento de Polícia Técnica da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Raimundo Alves de Melo, que representou o Delegado-Geral da PCDF, José Werick de Carvalho, prestigiaram a cerimônia.

4 imagens
Desembargador Mário-Zam Belmiro Rosa
Autoridades e indígenas que participaram da cerimônia
1 de 4

Juiz Eduardo Rosas

Rafael Victor/TJDFT
2 de 4

Rafael Victor/TJDFT
3 de 4

Desembargador Mário-Zam Belmiro Rosa

4 de 4

Autoridades e indígenas que participaram da cerimônia

Rafael Victor/TJDFT

Semana  “Registre-se!”

A segunda edição da Semana Nacional do Registro Civil do Poder Judiciário – “Registre-se!” será realizada em todo país na semana do dia 13 a 17 de maio, período em que serão realizadas buscas e emissão de certidão de nascimento de forma gratuita à população socialmente vulnerável, independentemente de ser a 1ª ou 2ª via do documento.

A ação, de iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), objetiva conjugar esforços entre órgãos e entidades dos três poderes e da sociedade civil, com a intenção de combater o sub-registro civil de nascimento no País e ampliar o acesso à documentação civil básica a todos os brasileiros, em especial a população em estado de vulnerabilidade.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?