metropoles.com

TJ revê decisão e PM que baleou jovem responderá por homicídio tentado

O sargento da PMDF Adailton Portela dos Santos foi preso em 2019, após atirar contra um rapaz no Riacho Fundo II durante uma briga

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Myke Sena/Especial para o Metropoles
Viatura policial
1 de 1 Viatura policial - Foto: Myke Sena/Especial para o Metropoles

Oito meses após decisão em primeira instância, o Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT) reformou a sentença que não imputava ao sargento da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Adailton Portela dos Santos o crime de tentativa de homicídio contra um jovem de 21 anos. Ele atirou na vítima durante confusão em um bar, no Riacho Fundo II, em 2019.

O recurso foi apresentado pelo Ministério Público (MPDFT) e, agora, ele poderá ser julgado pelo Tribunal do Júri do Riacho Fundo. De acordo com o Tribunal, a antiga decisão deve ser reformada, pois há elementos que reforçam a tese acusatória, e além disso a versão da defesa somente poderia ser acolhida em julgamento dos jurados.

O policial chegou a ficar preso entre dezembro de 2019 e agosto de 2020 e depois passou a utilizar tornozeleira eletrônica. Com a sentença de junho de 2021, no entanto, todas as medidas cautelares haviam sido retiradas.

Versões

Por um lado, o rapaz alegou à Justiça que foi agredido com soco e baleado pelo policial após chamar um conhecido de “viado”, em tom de brincadeira, e o sargento achar que tratava-se dele. Segundo o jovem, o PM colocou a arma na cabeça dele e disse que iria matá-lo.

Por outro lado, o sargento afirmou, em depoimento, que o rapaz estava cantando música contra PM e ele se identificou como policial, mas o jovem teria falado “policial é o caralho”. Conforme o militar contou, ele virou as costas quando sentiu um tapa e a briga começou, mas o sargento teria pedido para o rapaz parar. Durante a confusão, o policial percebeu que estava sangrando porque foi atingido por uma tesoura. Ele contou que atirou quando o rapaz subiu nele.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?