metropoles.com

TJ, MP e Defensoria Pública do DF vão criar espaço para reforçar mediação em decisões judiciais

TJDFT e DPDF vão inaugurar o Espaço Conciliar, que busca identificar quais demandas podem ser resolvidas sem a interposição de ação judicial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
fachada do edifício do TJDFT
1 de 1 fachada do edifício do TJDFT - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) vai inaugurar o Espaço Conciliar no 12 de abril, às 10h. A proposta do ambiente, localizado no Edifício Juiz de Direito Josué Ribeiro de Sousa, é que as demandas passem por uma triagem para identificar quais podem ser resolvidas sem a interposição de ação judicial e encaminhadas para audiências de mediação ou conciliação pré-processuais no local e gratuitas.

O atendimento será feito das 8h às 18h, em dias úteis. A criação do Espaço Conciliar é uma pareria com a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Para o Juiz Auxiliar da 2ª Vice-Presidência do TJDFT, Paulo Giordano, o projeto é um verdadeiro marco para a Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesses no âmbito do Poder Judiciário, instituída pela Resolução CNJ nº 125/ 2010.

“Será um novo modelo de atendimento ao jurisdicionado a partir da perspectiva da cultura do diálogo, da desburocratização e da colaboração interinstitucional, reduzindo o quantitativo de demandas judicializadas” afirmou Giordano. A iniciativa deve impactar no atingimento das metas nacionais 1 e 3 do Poder Judiciário: “Julgar mais processos que os distribuídos” e “Estimular a conciliação”, respectivamente.

Celestino Chupel, Defensor Público-Geral, acredita que a construção do Espaço Conciliar trará multidisciplinaridade na assistência jurídica e  gratuita.“O intuito da articulação institucional é concentrar a prestação de serviços em um só local facilitando o acesso às pessoas e ofertando o máximo de serviços. Vamos integrar nossa cartela de serviços, diariamente, e trazer mais parceiros corporativos dinamizando o atendimento”, detalhou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?