metropoles.com

Teve o carro roubado em 2022? Veja modelos mais visados por ladrões

Segundo levantamento, dos 16.696 carros roubados entre 2020 e 2022, duas marcas representam 21,62% das ocorrências

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
carros - IPVA - Metrópoles
1 de 1 carros - IPVA - Metrópoles - Foto: null

Entre janeiro de 2020 e outubro de 2022, pelo menos 16.696 carros foram furtados ou roubados no Distrito Federal. Destes, as motos e carros populares são os mais visados pelos ladrões. As motos Honda CG 160 e os carros Volkswagen Gol roubados ou furtados representam 21,62% do total.

Durante o período citado, 1,8 mil motos Honda CG 160 foram subtraídas na capital federal, e 1,7 mil Gols da Volkswagen. Em terceiro lugar aparece o Fiat Uno, com cerca de 1 mil unidades roubadas ou furtadas.

Os dados constam em um estudo realizado pela HelloSafe Brasil através de dados levantados por seguradoras parceiras da empresa e cruzamento de dados com a Secretaria de Segurança Pública e com a Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Veja a relação completa:

Visite HelloSafe Brasil para mais ferramentas.

Região com mais ocorrências

Ainda de acordo com o estudo, Ceilândia, Taguatinga e Samambaia registram o maior número de ocorrências entre janeiro de 2020 e outubro de 2022. As três juntas representam 41% dos registros do DF.

Só Ceilândia soma mais de 2,8 mil furtos e roubos de carros. Taguatinga soma 2.333 e, Samambaia, 1.724.

A Fercal é a região administrativa com menos registros, com 955 durante o período analisado.

Seguridade dos carros

Em relação à existência de um seguro entre os carros que foram subtraídos, 8,24% de todas as motos Honda de até 450 cilindradas roubadas tinham seguridade. A menor porcentagem ficou com o Chevrolet Corsa — 3,59% dos 167  roubados no primeiro semestre de 2020 foram ressarcidos.

O Ford Ka teve 50% dos 50 veículos roubados ressarcidos. Já os Gols, dos 370 roubados, apenas 20 conseguiram ressarcimento pelo seguro.

Segundo a HelloSafe Brasil, para aumentar as chances de ser reembolsado, o motorista deve manter o perfil da seguradora atualizado, assim como manter o pagamento constante.

Situações que provoquem um agravamento de risco também podem resultar em reembolso negado, como esquecer o vidro do carro aberto ou deixar a chave no contato. Caso a seguradora encontre provas de que isso aconteceu, o valor não será pago.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?