metropoles.com

“Terrorismo político”, diz Dino sobre nova suspeita de bomba no DF

Dino comentou a nova suspeita de bomba que surgiu no DF na tarde desta terça-feira (27/12). Ocorrência é a 5ª registrada desde sexta (23/12)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Especial Metrópoles
Flávio Dino, indicado para o Ministério da Justiça durante coletiva de imprensa fala ao fundo amarelo e verde - Metrópoles
1 de 1 Flávio Dino, indicado para o Ministério da Justiça durante coletiva de imprensa fala ao fundo amarelo e verde - Metrópoles - Foto: Breno Esaki/Especial Metrópoles

Flávio Dino (PSB), futuro ministro da Justiça de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), comentou sobre a nova suspeita de bomba que mobilizou as forças de segurança do Distrito Federal, na tarde desta terça-feira (27/12). Segundo Dino, as recentes ocorrências do tipo registradas na capital são “uma tentativa de trazer o terrorismo político para o Brasil”.

Ainda não há confirmação se o artefato encontrado em uma mochila abandonada no Setor Hoteleiro Norte (SNH) trata-se, de fato, de um explosivo.

Esta é a 5ª ocorrência registrada desde sexta-feira (23/12). Dessas, duas foram confirmadas como reais artefatos explosivos.

“Estamos vendo, infelizmente, uma tentativa de trazer o terrorismo político para o Brasil e nós não vamos aceitar”, disse o futuro ministro da Justiça e Segurança Pública à CNN Brasil. “Assim que tiver mais atualizações as informações serão divulgadas”.

Durante a entrevista, Dino aproveitou para mandar um recado. “A mensagem principal é que as forças de segurança do DF estão mobilizadas e garantimos que a posse será feita com tranquilidade. A democracia venceu.”

Outros casos

Metrópoles mostrou mais cedo que a PMDF atendeu um total de 12 ocorrências de suspeita de bomba neste ano na capital. Apenas nos últimos três dias, às vésperas da posse de Lula, foram quatro acionamentos. O chamado de hoje foi a 13ª ocorrência.

Em apenas cinco das 12 ocorrências anteriores atendidas pela PM neste ano os artefatos realmente eram explosivos. Nas outras situações foram falsas ameaças. De sexta-feira (23/12) a domingo (25/12), a Polícia Militar atuou em quatro casos do tipo. Em dois deles, havia bombas reais.

O caso recente de maior gravidade ocorreu no último sábado (24/12). A PMDF recolheu um explosivo nas proximidades do Aeroporto Internacional de Brasília. Ele estava em um caminhão-tanque que iria para o terminal.

O responsável pela tentativa de ataque foi o empresário bolsonarista George Washington de Oliveira Sousa, 54 anos, que planejava cometer atentados em Brasília, como disse em depoimento à Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Ele chegou a afirmar que estava “preparado para matar ou para morrer”. No local onde estava hospedado, no Sudoeste, foi apreendido um arsenal composto por armas e explosivos, na véspera de Natal.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?