“Terrorismo político”, diz Dino sobre nova suspeita de bomba no DF
Dino comentou a nova suspeita de bomba que surgiu no DF na tarde desta terça-feira (27/12). Ocorrência é a 5ª registrada desde sexta (23/12)
atualizado
Compartilhar notícia
Flávio Dino (PSB), futuro ministro da Justiça de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), comentou sobre a nova suspeita de bomba que mobilizou as forças de segurança do Distrito Federal, na tarde desta terça-feira (27/12). Segundo Dino, as recentes ocorrências do tipo registradas na capital são “uma tentativa de trazer o terrorismo político para o Brasil”.
Ainda não há confirmação se o artefato encontrado em uma mochila abandonada no Setor Hoteleiro Norte (SNH) trata-se, de fato, de um explosivo.
Esta é a 5ª ocorrência registrada desde sexta-feira (23/12). Dessas, duas foram confirmadas como reais artefatos explosivos.
“Estamos vendo, infelizmente, uma tentativa de trazer o terrorismo político para o Brasil e nós não vamos aceitar”, disse o futuro ministro da Justiça e Segurança Pública à CNN Brasil. “Assim que tiver mais atualizações as informações serão divulgadas”.
Durante a entrevista, Dino aproveitou para mandar um recado. “A mensagem principal é que as forças de segurança do DF estão mobilizadas e garantimos que a posse será feita com tranquilidade. A democracia venceu.”
Outros casos
O Metrópoles mostrou mais cedo que a PMDF atendeu um total de 12 ocorrências de suspeita de bomba neste ano na capital. Apenas nos últimos três dias, às vésperas da posse de Lula, foram quatro acionamentos. O chamado de hoje foi a 13ª ocorrência.
Em apenas cinco das 12 ocorrências anteriores atendidas pela PM neste ano os artefatos realmente eram explosivos. Nas outras situações foram falsas ameaças. De sexta-feira (23/12) a domingo (25/12), a Polícia Militar atuou em quatro casos do tipo. Em dois deles, havia bombas reais.
O caso recente de maior gravidade ocorreu no último sábado (24/12). A PMDF recolheu um explosivo nas proximidades do Aeroporto Internacional de Brasília. Ele estava em um caminhão-tanque que iria para o terminal.