metropoles.com

Terracap reduz pela metade juros de financiamento para 3 mil empresas

Serão beneficiadas aquelas que aderiram a programas como o Pró-DF II, e que não escrituraram o imóvel adquirido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Terracap
1 de 1 Terracap - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Segundo a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), mais de três mil empresas beneficiadas em programas de desenvolvimento econômico, que ainda não escrituraram o imóvel, terão juros do financiamento reduzidos pela metade. A taxa, antes de 1% ao mês, passa para 0,5%.

A queda acompanha o percentual cobrado atualmente para os clientes da Terracap que adquiriram os lotes em licitação pública. Os programas de desenvolvimento econômico lançados no passado disponibilizavam lotes a fim de ampliar a capacidade da economia local.

Uma vez cumpridas as exigências do programa, as empresas participantes asseguravam desconto na aquisição do imóvel objeto do incentivo.

3 imagens
Serão beneficiadas aquelas que aderiram a programas de financiamento, como o Pró-DF II, e que não escrituraram o imóvel adquirido
A taxa, antes de 1% ao mês, passa para 0,5%
1 de 3

Terracap reduz pela metade juros de três mil empresas

Daniel Ferreira/Metrópoles
2 de 3

Serão beneficiadas aquelas que aderiram a programas de financiamento, como o Pró-DF II, e que não escrituraram o imóvel adquirido

Divulgação/Terracap
3 de 3

A taxa, antes de 1% ao mês, passa para 0,5%

Daniel Ferreira/Metrópoles

Com o Atestado de Implantação Definitivo (AID) em mãos, o empresário solicita à Terracap a compra do terreno. Sobre o valor residual a pagar do imóvel, eram acrescidos os juros de 1% ao mês no financiamento junto à estatal. A partir de agora, serão de 0,5% ao mês.

Segundo o diretor de Regularização Social e Desenvolvimento Econômico da Terracap, Leonardo Mundim, a redução da taxa de juros compõe a estratégia da Terracap para estimular a regularização dos empreendimentos beneficiados pelo Pró-DF II e programas anteriores, que ainda não alcançaram a merecida segurança jurídica.

“É mais uma medida do GDF cujo resultado será a geração de emprego e renda pelas empresas que tiverem sua ocupação regularizada e devidamente escriturada”, ressalta Mundim.

Data

A nova taxa se aplica para as escrituras lavradas a partir de 4 de agosto. Para participar do Pró-DF, as empresas submetiam ao Conselho de Gestão do Programa de Apoio ao Empreendimento Produtivo do Distrito Federal (Copep-DF) um Projeto de Viabilidade Técnica e Econômico-Financeira (PVTEF).

Uma vez aprovado, a empresa assinava com a Terracap um contrato de Concessão de Direito Real de Uso, com opção de compra.

A concessão do benefício implicava no pagamento mensal à Terracap, por parte do beneficiário, de taxa de ocupação e, após comprovada a implantação definitiva do empreendimento, era feita a venda direta do imóvel à empresa, para pagamento em até 240 meses, porém com juros de 1% ao mês.

O custo anual dos juros tornou-se oneroso para as empresas, descaracterizando um dos pilares do programa de desenvolvimento, que consiste em incentivar o empreendedorismo mediante condições especiais de acesso ao imóvel.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?