metropoles.com

Terracap pede revogação da liminar que suspendeu desocupação de kart

Companhia afirma que os empresários mentiram para a Justiça ao alegarem que estão com os contratos de ocupação regulares

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Letreiro na porta de entrada da Terracap
1 de 1 Letreiro na porta de entrada da Terracap - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) pediu a revogação da liminar que suspendeu a retirada de empresas do kartódromo localizado no Autódromo Internacional de Brasília. Segundo o documento enviado ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), os empresários que ocupam o local mentiram para a Justiça ao alegarem que a situação deles é regular.

A Terracap afirma que os donos dos negócios agiram de má-fé pois, a Certidão de Licenciamento administrativo em vigor do CNPJ informado no processo não autoriza qualquer atividade no interior do Autódromo Internacional de Brasília. O licenciamento autoriza que a empresa desenvolva comércio varejista de peças e acessórios para veículos em Ceilândia.

“A toda evidência, é falsa a afirmação do Embargante de que a sociedade empresária a qual estaria vinculado se encontra com licenciamento vigente para desenvolver atividades de ‘aluguel de equipamentos recreativos e esportivos’, e a atividade secundária ‘outras atividades de recreação e lazer não especificadas anteriormente’ no Autódromo Internacional de Brasília”, diz a Terracap.

A liminar foi proferida em 11 de abril, após os empresários que ocupam o kartódromo procurarem a Justiça para evitar que fossem retirados do local. No entendimento do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), estariam irregulares há mais de 10 anos. Este ano, o órgão cobrou o governo do DF sobre a retirada dos empreendimentos do local.

A Terracap também afirmou que, em 2018, notificou as empresas de que o Termo de Permissão de Uso Não Qualificada seria revogado e que os ocupantes teriam que desocupar a área do Autódromo até28/02/2019. Porém, na época, segundo a companhia, os donos se recusaram a receber a notificação.

4 imagens
O kartódromo fica ao lado do Autódromo Internacional de Brasília
O kartódromo fica dentro do Autódromo Internacional de Brasília
DF Legal ofereceu caminhões para auxiliar na saída das empresas
1 de 4

Empresas seguem realizando corridas

Material cedido ao Metrópoles
2 de 4

O kartódromo fica ao lado do Autódromo Internacional de Brasília

Material cedido ao Metrópoles
3 de 4

O kartódromo fica dentro do Autódromo Internacional de Brasília

Arquivo Pessoal
4 de 4

DF Legal ofereceu caminhões para auxiliar na saída das empresas

Arquivo Pessoal

Entenda o imbróglio

No início de abril deste ano, a Primeira Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep) do MPDFT recomendou que o Kartódromo de Brasília seja demolido. Segundo a decisão, a área com mais de 40 mil m² é ocupada irregularmente por cinco empresas. A pista fica dentro do Autódromo Internacional de Brasília.

O imbróglio foi instaurado há cerca de 10 anos e veio à tona em meados de 2019. O documento com a decisão da Prodep recomenda que o DF Legal “promova a demolição das ocupações irregulares” e, em 10 de fevereiro deste ano, estabeleceu o prazo de 20 dias para a comprovação das medidas tomadas.

Em 2020, o MPDFT pediu às empresas que ocupam a área que apresentassem a documentação de contrato. Todos foram considerados irregulares.

“Assim, no caso das contratações vencidas e não prorrogadas documentalmente pela Administração, como no caso de todas as ocupações, não é lícito que os permissionários, concessionários ou autorizatários permaneçam indefinidamente utilizando bens públicos, mesmo que cumpram rigorosamente suas obrigações para com o Poder Público”, considera a Prodep, no relatório final da análise dos documentos entregues pelas empresas.

De acordo com o relatório, a maioria das empresas ocupa o espaço desde 1999. A gerência da área citada pertence à Terracap. Procurada, a agência informou que adota providências a fim de verificar a possibilidade de regularização da ocupação.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?