metropoles.com

Terceirizados responsáveis por limpeza de hospitais entram em greve

Segundo o sindicato dos trabalhadores, os salários e tíquetes de alimentação de dezembro ainda não foram pagos. GDF fez acordo com empresa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB)
1 de 1 Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Trabalhadores terceirizados da empresa Ipanema responsáveis pela limpeza de hospitais e centros de saúde do Distrito Federal cruzaram os braços, nesta segunda-feira (14/1), em protesto contra o atraso no pagamento de salários e tíquetes de alimentação. A paralisação atinge unidades em Samambaia, Taguatinga e Brazlândia, além do Hospital Materno Infantil (Hmib).

Segundo a diretoria do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio, Conservação, Trabalho Temporário, Prestação de Serviços Terceirizáveis do Distrito Federal (Sindiserviços-DF), os trabalhadores não receberam os valores relativos ao mês de dezembro de 2018. De acordo com a entidade, a limpeza nos centros de saúde e hospitais afetados pela greve está sendo realizada por um grupo reduzido de funcionários.

O Sindiserviços-DF alertou também para a possibilidade de novas adesões à greve, o que pode impactar unidades de saúde em outras regiões administrativas.

Negociação
Por meio de nota, a Secretaria de Saúde informou que, em reunião entre a diretoria do Fundo de Saúde e representantes das empresas, nesta segunda-feira (14), ficou acordado que o pagamento de parte do valor devido pelo Governo do Distrito Federal (GDF) será efetuado na próxima sexta (18). O restante será quitado no fim do mês.

A pasta também informou que nenhuma unidade de saúde da rede ficou sem os serviços, “já que as empresas, por força contratual, são obrigadas a manter 30% dos funcionários em atividade”.

Apesar do acordo, não há data prevista para a retomada dos serviços. Procurada, a Ipanema não quis se pronunciar sobre o assunto.

Merenda e limpeza das escolas
Terceirizados que prestam serviços de limpeza e de produção de merendas nas escolas do Distrito Federal também estão sem pagamento. Segundo o sindicato, os trabalhadores contratados pelas empresas G&E Serviços, Juiz de Fora e Servegel deveriam ter recebido os salários no quinto dia útil de janeiro. Ainda não há previsão de paralisação dos serviços.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?