metropoles.com

Terceirizados da limpeza de hospitais públicos do DF entram em greve

Mais de 2 mil trabalhadores estão há seis dias com atraso no salário e há 14 dias sem receber o vale-alimentação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Pessoas seguram placa de greve
1 de 1 Pessoas seguram placa de greve - Foto: Divulgação

Funcionários terceirizados da limpeza dos hospitais da rede pública de saúde do Distrito Federal entraram em greve na manhã desta segunda-feira (14/3). A paralisação tem como motivo o atraso de seis dias no pagamento do salário e de 14 dias sem o vale-alimentação.

Os trabalhadores são da empresa BRA Serviços, que conta com cerca de 2,2 mil profissionais nos hospitais do DF.

3 imagens
Trabalhadores estão há seis dias sem receber
Profissionais também queixam-se da falta do ticket alimentação
1 de 3

Greve iniciou na manhã desta segunda

Divulgação
2 de 3

Trabalhadores estão há seis dias sem receber

Divulgação
3 de 3

Profissionais também queixam-se da falta do ticket alimentação

Divulgação

Presidente do Sindicato de Serviços Terceirizáveis (Sindiserviços-DF), Maria Isabel Caetano ressalta que, apesar de estarem sem receber a remuneração, os profissionais estão trabalhando em equipe reduzida.

“Entendemos que se trata de saúde e não pode ficar sem ninguém. Em alguns locais, estamos com dois trabalhadores; em outros, com cinco. A gente vai se organizando”, explica.

O deputado distrital Chico Vigilante (PT) também se manifestou sobre a situação. O parlamentar disse que os empregados estão enfrentando “sérias dificuldades” e relembrou que, em 2021, houve constantes atrasos nas remunerações. “Hoje é dia 14 e a empresa ainda não teve a dignidade de efetuar qualquer pagamento para esse pessoal”, reclama.

Metrópoles entrou em contato a Secretaria de Saúde e com a empresa BRA Serviços. Em nota, a Saúde informou que o pagamento será repassado à empresa até terça-feira (15/3).

Leia na íntegra:

“A Secretaria de Saúde informa que o pagamento devido será repassado à empresa BRA até amanhã. A Pasta ressalta que aguarda a liberação da licitação pelo Tribunal de Contas para contratação regular de empresa, que prestará os serviços de limpeza regularmente, de modo que esses problemas não voltem a ocorrer.”

A BRA Serviços, também manifestou-se. Em nota, a diretoria disse a Saúde atrasou o pagamento das faturas mensais.

Veja na íntegra:

Cumpre à BRA, mais uma vez, noticiar que a Secretaria de Saúde do DF, de forma absolutamente injustificada e atentatória ao interesse público, está atrasando o pagamento das suas faturas mensais.

Hoje, permanecem pendentes os pagamentos do lote 08 do mês de novembro, e todos os lotes de dezembro a fevereiro de 2022. A SES/DF, ainda, se esquiva em reconhecer o direito da empresa à recomposição do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos em execução, cujos valores encontram-se absolutamente defasados, apesar das previsões legais e constitucionais.

E, não só isso, apesar da Convenção Coletiva de Trabalho referente ao ano de 2022 já ter sido homologada, a empresa segue recebendo conforme Planilha de Custos e Formação de Preços baseada na CCT 2019, o que, somado aos atrasos injustificados, colapsa o fluxo de caixa da empresa.

A BRA renova seu compromisso de honrar as obrigações trabalhistas e de suprir a rede com os insumos, sendo estes ainda mais relevantes em um cenário de pandemia. Contudo, em que pese o esforço hercúleo da empresa, que mesmo diante da inadimplência da Secretaria encontra-se em dia com suas obrigações sindicais, fiscais e trabalhistas, a situação atingiu tamanha criticidade que novamente a categoria pretende paralisar.

Vale destacar que todos os fatos narrados são de conhecimento da pasta. Contudo, não há, até o presente momento, sinalização de regularização da situação. A BRA lamenta profundamente o descaso da gestão com as suas prestadoras e, o mais grave, com a população do Distrito Federal”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?