Temporada dos ipês-amarelos colore as ruas do Distrito Federal na seca
Segundo o Inmet, a secura deve aliviar nos próximos dias com a aproximação de uma frente fria e o aumento da nebulosidade
atualizado
Compartilhar notícia
Após completar 93 dias sem ocorrência de chuva no Distrito Federal, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou as previsões para esta semana. Com a frente fria que se aproxima, o tempo seco deve aliviar nos próximos dias e há possibilidade de chuva a partir de quinta-feira (11/8).
Na época da seca, as árvores de ipê-amarelo perdem as folhas, que dão lugar às flores e transformam a paisagem da capital do país. O fenômeno ocorre entre os meses de julho e setembro e chama a atenção de moradores da cidade e visitantes.
A floração dos ipês-amarelos dura, em média, 15 dias. A espécie floresce no inverno e é influenciada pela intensidade da estação. Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da florada do ipê-amarelo.
Segundo o meteorologista Olívio Bahia, a partir de quarta-feira (10/8), o tempo começa a mudar na cidade e a temperatura deve cair, o que pode contribuir para o florescimento de mais ipês.
“Há uma possibilidade de melhora na qualidade do ar com a formação de uma nova frente fria e o aumento da nebulosidade”, explica.
Contudo, a melhora no tempo é momentânea e a seca ainda deve perdurar até a metade de setembro. “Até o próximo mês, a temperatura continua elevada e a umidade baixa. Apenas a partir do final de setembro e começo de outubro que a secura melhora definitivamente”, acrescenta Olívio.
Alerta laranja
O Inmet emitiu, na manhã desta segunda-feira (8/8), alerta laranja de perigo potencial devido à baixa umidade no Distrito Federal.
O aviso meteorológico inicia-se às 12h e termina às 18h desta segunda. A previsão é de que a umidade fique entre 20% e 12%.
Segundo o Inmet, há risco de incêndios florestais e à saúde da população. Além de ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
O órgão recomenda as seguintes instruções: beber bastante líquido; evitar desgaste físico nas horas mais secas; evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia; usar hidratante para pele e umidificar o ambiente e, em casos de emergência, acionar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Ypê-amarelo
O Distrito Federal tem aproximadamente 600 mil ipês e, desse total, 200 mil estão no Plano Piloto, de acordo com a Novacap. Há décadas, a companhia cultiva mudas e faz o plantio da árvore. Este ano, já foram plantadas entre 40 mil e 50 mil mudas de ipê-roxo, amarelo, rosa e branco no DF.
Na sequência do ipê-roxo e amarelo, está prevista a floração do rosa e, por último do branco, provavelmente em setembro.