Tempo seco: capital continua com baixa umidade e calor intenso nesta quarta (8/9)
Previsão é que temperatura fique na casa dos 33º C e a umidade em 15%. Semana deve continuar com calor intenso
atualizado
Compartilhar notícia
As altas temperaturas e os baixos índices de umidade continuam castigando o Distrito Federal nesta quarta-feira (8/9). A previsão feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é que moradores da capital enfrente máxima de 33º C e a umidade chegue a 12%.
Desde o fim de semana, os recordes de calor no ano foram batidos em dois dias. No domingo (5/9), a temperatura em Águas Emendadas chegou a 34,5ºC e, no dia seguinte, já foi superada ao chegar a 35,9º C. Nesse feriado, o calor foi forte e atingiu 35,4ºC no Gama.
A umidade continua baixa. Durante essa terça-feira (7/9), o índice registrou 11%, e a expectativa é que continue baixa para esta quarta. Segundo o site do Inmet, a mínima deve chegar a 15%.
Quando a taxa fica entre 12% e 20%, o instituto emite alerta de perigo avisando do risco de incêndios florestais e à saúde. Sintomas comuns são ressecamento da pele, desconforto nos olhos, na boca e no nariz.
A expectativa não é de diminuição das temperaturas. Pelo menos até sábado (11/9), as máximas devem ficar entre 33º C e 32º C, enquanto a umidade deve continuar chegando aos 15%.
Incêndios se multiplicam
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) registrou 29 ocorrências de incêndio na capital só neste feriado do 7 de Setembro. Houve queimadas no Lago Norte, em Taguatinga e diversos outros pontos.
Segundo a corporação, todas as ocorrências têm sido atendidas o mais brevemente possível. Caso seja necessário alocar mais militares que não estejam de serviço no momento, o CBMDF informa que o fará, “para atender a contento todas as demandas, sem exceções”.
Um dos focos ocorreu próximo ao Estádio Serejão e ao viaduto que liga Ceilândia a Samambaia. Foram três horas de combate com quatro viaturas e 24 militares, que tentaram conter um incêndio no cerrado de pequenas proporções que acabou gerando grande quantidade de fumaça após uma parte do fogo concentrar-se em um amontoado de madeiras de uma residência.
Próximo à área da Torre de TV Digital, também houve um incêndio.