Tempestade que causou alagamento em Brasília registrou taxa de 158mm/h
Cada milímetro de chuva equivale a um litro de água por metro quadrado. Todo este volume caiu em apenas 5 minutos
atualizado
Compartilhar notícia
Os grandes alagamentos ocorridos na Asa Norte nessa quarta-feira (2/12) foram consequência de uma taxa de chuva de 158 mm/hora que caiu num intervalo de apenas cinco minutos. Cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado.
De acordo com a estação meteorológica do Instituto Brasília Ambiental, entre 17h30 e 17h55 a estação assinalava um total acumulado de 44,6 mm. O horário de pico, no entanto, foi entre 17h40 e 17h45, quando a taxa de precipitação chegou aos 158 mm/hora.
Veja:
Segundo o meteorologista do Brasília Ambiental, Carlos Henrique Rocha, o principal problema foi ocorrer em um período curto de tempo. “Não foi uma chuva extraordinária. O diferencial deste tipo de evento foi a concentração em espaço de tempo curto. Choveu o suficiente para as galerias de água pluvial não darem vazão à quantidade de água”, explica.
Carlos diz ainda que, devido ao fenômeno, alguns órgãos como Adasa, UnB, Caesb e o Brasília Ambiental estão iniciando conversas para desenvolver um projeto que fará estudos, a fim de verificar, a partir de qual intensidade de chuva ocorre o alagamento em áreas urbanas. “E, é claro, a partir daí, pensar soluções”.