metropoles.com

Tempestade de meteoros será visível no DF na madrugada desta 3ª (31/5)

Fenômeno Tau-Herculídeas ocorrerá a partir da 0h. A Terra vai atravessar nuvens de detritos deixadas por rompimentos anteriores do cometa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/NASA
Chuva de meteoros Tau-Herculídeas
1 de 1 Chuva de meteoros Tau-Herculídeas - Foto: Reprodução/NASA

Uma chuva de meteoros da Tau-Herculídeas ocorrerá na madrugada desta terça-feira (31/5) e poderá ser observada no céu do Distrito Federal. O fenômeno pode se tornar a maior tempestade de meteoros das últimas décadas. Em todo o mundo, astrônomos, pesquisadores e entusiastas se programam para acompanhar o espetáculo.

Segundo a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), geralmente, as tempestades de meteoros são provocadas por densas nuvens de partículas ejetadas durante a fragmentação de um cometa ou asteroide.

Um primeiro surto e menos intenso deve ocorrer por volta da 0h11 (horário de Brasília) de 31 de maio, quando a Terra atravessará as trilhas de detritos deixadas pelo Cometa 73P/Schwassmann-Wachmann em 1892 e em 1941. Neste instante, são esperados até 50 meteoros por hora.

O segundo e mais intenso surto deve ocorrer no momento em que a Terra atingir a densa trilha lançada pela ruptura de 1995.

Nesta madrugada, a Terra deve atravessar, pela primeira vez, essa nuvem de detritos, e isso deve gerar a tempestade de meteoros mais aguardada das últimas décadas. Por volta da 0h desta terça, portanto, deve ocorrer a primeira chuva, quando a Terra vai passar pelas trilhas de detritos deixadas por um cometa em 1892 e 1941.

Para este “surto”, são esperados até 50 meteoros por hora. A expressão máxima, no entanto, deve ocorrer próximo às 2h15, quando a modelagem básica indica de 10 a 100 mil meteoros por hora.

Como observar

Moradores das regiões Norte e Centro-Oeste serão privilegiados. A intensidade da chuva pode atingir de 30% a 50% das máximas esperadas. Para as outras regiões do país, entre 10% e 30%.

Os melhores locais do planeta para acompanhar o fenômeno serão a América Central e os Estados Unidos. Nesses locais, a taxa horária em condições ideais pode chegar a 100 mil meteoros.

Conforme destacou o astrônomo Marcelo De Cicco, coordenador do Exoss — projeto brasileiro de pesquisas de meteoros com colaboração do Observatório Nacional (unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações —, quem estiver no Hemisfério Norte terá visão privilegiada dessa chuva de meteoros.

Enquanto isso, no Hemisfério Sul, o número de meteoros será menor do que o observado mais ao norte.

A melhor forma de se observar uma chuva de meteoros é procurar por locais bem escuros, longe dos grandes centros urbanos e de qualquer iluminação.

“Não é possível predizer com precisão. Pode ser que nada aconteça, pode ser que seja uma chuva fraca, intensa e até mesmo uma tempestade de meteoros”, diz De Cicco.

“Outro ponto importante a ser frisado é que serão meteoros de baixa luminosidade. Portanto, aconselho a fugir das luzes intensas de cidades e ir para um local bem escuro, a partir da meia noite ate por volta das 2h30”, acrescenta

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?