Com calor de 35,3°C, DF bate novo recorde de temperatura no ano
A marca desta terça-feira (17/9) chegou a 35,3°C e superou os 34,7°C registrados na segunda-feira (16/9)
atualizado
Compartilhar notícia
O Distrito Federal registrou, nesta terça-feira (17/9), o novo dia mais quente do ano até o momento. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou que a temperatura máxima chegou a 35,3°C na Estação Meteorológica de Águas Emendadas.
Antes, o dia mais quente do ano havia sido na segunda-feira (19/6), quando os termômetros em Águas Emendadas chegaram a 34,7°C.
Já a umidade do ar, que chegou a 14%, na segunda, teve mínima de 16% nesta terça. A Estação Meteorológica de Ponte Alta, no Gama, chegou a registrar umidade relativa do ar mínima de 7% em 3 de setembro. O indicador levou o Distrito Federal a viver o dia mais seco da história da capital do país.
Incêndios
O incêndio que assola o Parque Nacional de Brasília desde domingo (15/9) atingiu uma área de 2 mil hectares, segundo o Instituto Chico Mendes (ICMBio).
Nessa segunda-feira (16/9), a Polícia Federal (PF) também abriu inquérito para apurar o que teria causado o incêndio no parque.
Seca
Há 147 dias sem chuvas e sem previsão para o fim da estiagem no Distrito Federal, o pior cenário dos últimos 60 anos, Brasília é a segunda capital do país com mais dias sem precipitações.
A capital federal perde apenas para a capital mineira, Belo Horizonte (MG), que completou nesta terça-feira (17/9) 151 dias sem precipitações.
O ranking é seguido por outras duas capitais do Centro-Oeste: Goiânia (GO), com 145 dias sem chuvas; e Cuiabá (MT), com 122 dias.