Marco Fiscal: “Temos o convencimento do relator”, diz Ibaneis sobre retirada do FCDF de projeto
Governador comemorou decisão do senador Omar Aziz de retirar do texto do novo Marco Fiscal trecho que trata do Fundo Constitucional do DF
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) comemorou, na manhã desta quinta-feira (15/6), o posicionamento do relator do novo Marco Fiscal no Senado Federal, Omar Aziz (PSD-AM). O parlamentar confirmou que vai retirar do projeto em tramitação o trecho que trata do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF).
“Temos trabalhado muito no Fundo Constitucional. Primeiro, fizemos um trabalho junto aos senadores. Hoje, temos o convencimento do relator do projeto pela retirada do artigo que trata do teto do FCDF”, comentou Ibaneis.
O emedebista acrescentou que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), também se mostrou favorável à manutenção do atual modelo de repasses da União ao FCDF.
O Projeto de Lei Complementar (PLP) que define as diretrizes do Marco Fiscal passará por votação no Senado e, depois, voltará à Câmara.
“O deputado Lira teve uma conversa com nossa vice-governadora, Celina Leão (PP), do mesmo partido dele, e, ontem, ele se reuniu com o senador Aziz. Existe uma garantia da parte dele de que vai trabalhar para que o texto do Senado seja aprovado”, completou Ibaneis.
Creches em áreas rurais
As falas do emedebista ocorreram em evento no Núcleo Rural Pipiripau II, nesta manhã. Na oportunidade, o governador Ibaneis inaugurou a reforma da Creche Pipiripau II.
O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do programa Creches do Campo, tem construído e reformado esses espaços. A unidade de ensino tinha 90 metros quadrados de estrutura e, agora, a área passou para 230m².
O novo espaço recebe 30 crianças de até 3 anos. A obra, executada pela empresa JL Neto Engenharia, custou R$ 463,4 mil.
A creche tem três salas de aula, para atender crianças em berçário, bem como adaptação de sanitários para uso infantil e de pessoas com deficiência. O espaço passa a contar, também, com refeitório, cozinha com depósito, área de lavagem de alimentos, um parquinho coberto e um solário.
Após a inauguração, o governador entregou a revitalização do escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) na região do Pipiripau.
“As inaugurações da creche e do escritório da Emater são muito significativas. O Pipiripau é uma região bastante rica e produtora do Distrito Federal. As famílias rurais também precisam ter o direito de colocar os filhos em uma creche”, finalizou o governador, que prometeu a entrega de mais três creches no campo neste ano.