Tem 75 anos ou mais? Veja o que fazer para garantir a vacina no DF
Veja locais de vacinação, entenda em quais deles não é preciso fazer agendamento e saiba como marcar hora para receber dose contra a Covid
atualizado
Compartilhar notícia
O Governo do Distrito Federal (GDF) vai começar a vacinação de pessoas a partir dos 75 anos nesta quinta-feira (4/3). A expectativa da Secretaria de Saúde é de que 9.364 moradores do DF com essa idade sejam contemplados na nova etapa de imunização.
Para receber uma dose do imunizante contra a Covid-19, o público-alvo da campanha deve estar atento. É preciso saber o que fazer, para onde ir e como marcar hora em um dos pontos de vacinação.
Além dos idosos com mais de 75 anos, o grupo prioritário com direito à imunização contra o novo coronavírus no DF é composto por trabalhadores da rede pública de saúde, dos hospitais privados e dos serviços de atenção pré-hospitalar; resgatistas do Corpo de Bombeiros; pacientes do Núcleo de Atendimento Domiciliar (Nrad) AD2 e AD3; pessoas com deficiência institucionalizadas; pacientes acamados; idosos com mais de 60 anos que moram em instituições de acolhimento; e indígenas que residem em aldeias.
Os profissionais de saúde das redes pública e privada serão vacinados nos locais de trabalho e não precisam fazer agendamento. Para aplicação das doses, o DF conta com 43 pontos de vacinação – 13 deles por drive-thru.
Veja abaixo os locais de imunização no DF:
A vacinação nos pontos drives-thru acontecerá exclusivamente por agendamento. Já nas unidades básicas de saúde (UBS) é possível receber o imunizante sem marcar hora. Apesar disso, o GDF recomenda que a população agende um horário para atendimento nas UBS, a fim de evitar filas e aglomerações nesses locais.
Agendamento
Para marcar o horário em que deseja receber o imunizante, a pessoa deve entrar no endereço vacina.saude.df.gov.br. É possível fazer o processo de agendamento por computador, celular ou tablet.
Confira o passo a passo:
1. Escolha o tipo de agendamento
Na primeira página, o cidadão deve informar se vai agendar a primeira ou a segunda dose da vacina, ou ainda se é um paciente acamado.
Assim que clicar, o usuário é automaticamente direcionado para a próxima página.
2. Preencha os dados de identificação
Na nova página de cadastro, o internauta verá campos para preencher nome, e-mail, nome da mãe, data de nascimento, CPF, CNS, telefone, CEP e endereço.
3. Preencha o local de agendamento
Mais abaixo na tela, é possível escolher o local onde será imunizado, e a data e hora em que será aplicada a dose. Por enquanto, somente estão disponíveis horários para quinta e sexta-feira (5/3).
4. Imprima o comprovante de agendamento
Assim que concluir o processo, o site vai emitir um comprovante. A Secretaria de Saúde (SES) recomenda que o cidadão o imprima para levá-lo no dia marcado.
5. Verifique o agendamento na página inicial
Na mesma página inicial do site em que se marca a vacinação, existe a opção “consultar agendamento”. Para fazer a consulta, basta informar o CPF.
6. Pronto!
Se chegou até aqui, você finalizou o processo de agendamento e não vai demorar até estar imunizado contra a Covid-19.
Vacina DF
A campanha de vacinação contra a Covid-19 começou no DF no dia 19 de janeiro. Até quarta-feira (3/3), a Secretaria de Saúde já tinha imunizado 144 mil pessoas do grupo prioritário com a primeira dose. Desse total, 54.145 receberam a segunda aplicação.
Foram disponibilizadas ao Distrito Federal, em cinco remessas, 199.760 doses da fórmula Coronavac – produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac – e 67 mil da vacina Covishield – desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford com a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca – em dois lotes.
Cerca de 5% das vacinas são reservadas tecnicamente para repor eventuais perdas. A fórmula Coronavac tem intervalo de aplicação entre as doses de 14 a 28 dias. Por isso, metade das unidades recebidas são destinadas à segunda aplicação. Já com o imunizante de Oxford, esse intervalo é de até 90 dias.
Ambas as fórmulas requerem aplicação de duas doses para imunização. Neste momento, está sendo administrada a segunda dose apenas àqueles que tomaram a Coronavac. Os primeiros vacinados com a Covishield começam a receber o reforço no fim do mês de abril.