Telefônicas deverão garantir a identificação das chamadas no DF
Distritais aprovam projeto em defesa dos consumidores de Brasília. Para valer, texto depende da sanção do governador Ibaneis Rocha
atualizado
Compartilhar notícia
Os deputados distritais aprovaram nesta terça-feira (13/4) projeto de lei obrigando as operadores de telefonia fixa ou móvel a garantir a identificação das chamadas telefônicas. Para o Legislativo, a medida assegura a defesa dos consumidores.
Proposto por Agaciel Maia (PL), o Projeto de Lei 259, de 2019, foi aprovado em 2º turno nesta terça. A matéria segue para análise do governador Ibaneis Rocha (MDB), podendo ser sancionada ou vetada.
Segundo o texto aprovado pela Câmara Legislativa (CLDF), as operadoras vão oferecer, sem custo adicional, o serviço de identificação do código de acesso originador da chamada.
As operadoras deverão garantir a transparência nas ligações entre os consumidores, bem como nas ligações de empresas destinadas ao público em geral, informando o código de acesso telefônico que permita o imediato retorno.
Nos casos em que o consumidor esteja utilizando algum tipo de aparelho que bloqueie o envio do código de acesso originador na fonte, a operadora terá a obrigação de bloquear essas chamadas.
“Isso é em defesa do consumidor. Se você atrasar a sua conta, as operadoras não dispensam um centavo de ninguém. Nem uma companhia telefônica tem pena de nenhum consumidor”, argumentou Agaciel Maia.
Segundo o parlamentar, o projeto visa proteger os consumidores contratantes de um determinado serviço, não atingindo a atividade fim das operadoras.